.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

terça-feira, agosto 30, 2005

Depoente nega que intermediário seja tesoureiro do PL

A Agência Câmara informa que o deputado Júlio Redecker (PSDB-RS) questionou, na CPMI da Compra de Votos, o sócio da Guaranhuns Empreendimentos José Carlos Batista sobre a pessoa com quem ele negociou a entrega do dinheiro para o Partido Liberal. Batista negou que o intermediário tenha sido Jacinto Lamas, na época tesoureiro informal do PL, mas não revelou o nome do seu contato. O deputado questionou Batista sobre como ele tinha certeza de que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, recebeu os recursos se ele não os entregou diretamente ao deputado. "Eu confirmo que entreguei e ele confirma que recebeu", rebateu Batista. O depoente informou que um advogado, cujo nome não quis dizer, foi o seu representante na abertura da empresa Esfort Trading no Uruguai, da qual é de fato o representante legal, apesar de ter negado isso no início de seu depoimento. A Guaranhuns tem participações na Esfort Trading, da qual Batista é o presidente. Porém, o depoente afirma desconhecer quem são os outros sócios da empresa.
Negativas permanentes
O deputado Redecker insistiu: "Mas o senhor comprou a empresa, os ativos e passivos dela. Portanto, o senhor é responsável por todas as negociações." O depoente, então, respondeu que nunca esteve no Uruguai e que não conhece os imóveis que seriam de propriedade da empresa, como casas no Chile, Uruguai e Argentina, segundo o parlamentar. O deputado insistiu também sobre a conta que não fechava. "Se o senhor repassou os títulos (certificados de reflorestamento que ele havia citado no início do depoimento e que constam no contrato entregue à CPMI) para Marcos Valério, repassou os R$ 4 milhões para Valdemar Costa Neto (PL-SP), como é que o senhor tinha caixa para pagar os títulos?" Depois de dizer que iria permanecer em silêncio, o depoente admitiu que os valores de face dos títulos foram pequenos e prometeu enviar em até 15 dias à CPMI toda a documentação referente à compra dos certificados. Ele também informou que concederá autorização para que a comissão investigue a movimentação financeira da Esfort Trading no Uruguai.