.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

segunda-feira, agosto 22, 2005

Lula diz que resposta de Palocci mostrou a segurança de uma pessoa inocente

O blog publica notícia de Carolina Pimentel, repórter da Agência Brasil, com foto de arquivo (Roberto Stucker/Presidência-17/8/05):
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (22) que ficou satisfeito com a entrevista coletiva concedida ontem (21) pelo ministro da Fazenda, Antonio Palocci. O ministro respondeu às denúncias feitas pelo ex-assessor Rogério Buratti de que recebia R$ 50 mil por mês da empreiteira Leão&Leão, prestadora de serviço de coleta de lixo de Ribeirão Preto, quando era prefeito da cidade. Lula fez a declaração no programa de rádio Café com o Presidente (transmitido pela Rádio Independente). Para Lula, Palocci demonstrou que é inocente e que a política econômica não vai mudar. "Eu acho que a resposta do Palocci mostrou a segurança de uma pessoa inocente, a segurança de um homem que sabe que não vai permitir, em hipótese alguma, que a economia brasileira sofra qualquer abalo. Eu acho que o Palocci deu a resposta que o Brasil precisava ouvir. Acho que ele mostrou a tranqüilidade de um homem que sabe o quer e, portanto, nós vamos tocar o barco", afirmou. O presidente reafirmou que o governo, a Polícia Federal e o Ministério Público vão investigar todas as denúncias de corrupção. "O governo vai facilitar as apurações, até porque essa crise é prolongada. A CPI está prevista para terminar no dia 15 de outubro e depois o processo vai para o Ministério Público, vai para o Poder Judiciário. Então, nós temos apenas que ter paciência e saber que o Brasil tem que ser tocado dia-a-dia", destacou no programa de rádio.

Comentário do blog: Escrevi no blog ontem (21), durante a entrevista do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, que ele demontrava excepcional tranqüilidade. Com o comportamento sereno - mesmo diante da acusação de receber R$50 mil de propina, da empreiteira Leão & Leão; quando prefeito de Ribeirão Preto, em São Paulo - Palocci soube dominar a entrevista. Não deixou nenhuma pergunta sem resposta e, no fim da coletiva, ainda teve o "fair-play", o "jogo de cintura", a boa educação de retornar à mesa onde estava sentado para responder mais uma pergunta, que ficara sem resposta, da colega jornalista Délis Ortiz, da Rede Globo de Televisão em Brasília. Não passou ao público que ouvia pela dio Independente - e eu ouvia aqui na redação do blog, vendo as imagens da Globo News TV - e assistia pela televisão a imagem de arrogância, muitas vezes observada em figuras muito menos poderosas do que ele, na República que vive uma grave crise.
Assim deve ser o homem público. Aqui no interior, muitas vezes, alguns vereadores ou até mesmo prefeitos fazem beicinho e olham feio quando o repórter pergunta, educadamente, se recebem propina ou mensalão. Acham que são "os tais" e, na realidade, não estão jogando essa bola toda.
Mirem-se, portanto, não "no exemplo daquelas mulheres de Atenas...", como cantado pelo magistral Chico Buarque de Hollanda, mas no comportamento adotado ontem (21) pelo ministro Palocci.
O próprio presidente Luis Inácio Lula da Silva, como já escrevi ontem, deveria também mirar-se no exemplo de Palocci e convocar, o mais rápido possível, uma entrevista coletiva com a imprensa. Sem tempo determinado e com liberdade para os jornalistas perguntarem tudo.
Se tudo o que ele falou era verdade ou não, é outra história. Já escrevi ontem que não sou "Mãe Diná" nem guru para adivinhar pensamentos. Vamos aguardar.
O prefeito do Rio, César Maia, no seu blog, publica documentos que, ele afirma, desmentem muitas argumentações de Antonio Palocci. Li todo o material postado ontem pelo "Rei dos factóides" e competente prefeito.
O(a) leitor(a) deste modesto blog pode acessar e ler o que foi postado pelo prefeito do Rio, clicando AQUI.
Aguardo a opinião do(a) leitor(a), ok? Clique em "comments" e envie o seu comentário. Aguardo retorno. Obrigado.