Petistas devem explicar saques até a reunião da Executiva, alerta Berzoini
O secretário-geral do PT, Ricardo Berzoini, disse esperar que todos os petistas envolvidos em saques suspeitos nas contas do publicitário Marcos Valério dêem explicações ao partido até a data da próxima reunião da Executiva Nacional, marcada para quinta-feira (4). Berzoini afirmou ao jornal O Globo que, caso não se expliquem ou a Executiva não se satisfaça com as justificativas, os petistas poderão ser levados à Comissão de Ética.
Segundo Berzoini, a recomendação vale para todos, inclusive para o deputado José Dirceu (PT-SP), caso fique comprovado que seu amigo Roberto Marques recebeu autorização para sacar R$ 50 mil da conta da SMP&B em uma agência do Banco Rural.
Informação nesse sentido foi divulgada no último fim de semana, a partir da cópia de um fax que chegou à CPMI dos Correios, contendo nomes de pessoas autorizadas a sacar. Há suspeitas, porém, de que o documento tenha sido forjado. Além disso, não existe nenhuma prova de que Roberto Marques tenha sacado o dinheiro ou que seja a mesma pessoa que tem relação de amizade com Dirceu. Tanto Marques quanto Dirceu negam envolvimento no esquema.
“Nesta altura do campeonato, todos devem contar a verdade. A sociedade, o partido, a CPI e ninguém mais aceita inverdades”, ponderou Berzoini. Ele informou que alguns deputados acusados — como Paulo Rocha (PA), Josias Gomes (BA), João Magno (MG), Sigmaringa Seixas (DF) e Paulo Delgado (MG) — já procuraram o partido e explicaram as razões que levaram assessores a fazerem saques.
“Paulo Delgado mostrou que o assessor fez o saque como dirigente partidário, para cobrir despesas do partido, e não como seu assessor”, ressaltou. Berzoini não vê constrangimento no fato de um deputado como José Dirceu — fundador e presidente do partido por oito anos — procurar a executiva para se explicar, se for o caso. “Todos estão sujeitos a isso, inclusive eu e o presidente Tarso Genro”, disse.
Com informações do jornal O Globo
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home