.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

segunda-feira, agosto 08, 2005

Pressões contra jornalistas não ocorrem só no Pantanal

O blog publica notícia veiculada no site do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. É o meu sindicato, caros leitores, desde os anos 1980. Bons tempos aqueles. Falei pelo telefone com a sede, na Rua Evaristo da Veiga, no Rio. Tento contato com o Departamento Jurídico.
Acessando o site do sindicato, percebo que as pressões não acontecem somente no Pantanal. No Rio os colegas de Revista Lide, que recebo aqui no Pantanal, também são vítimas de processo. Leia abaixo:
É HOJE A FESTA PELA LIBERDADE DE IMPRENSA
8 de agosto de 2005
A festa pela liberdade de imprensa e para angariar fundos para cobrir as despesas judiciais do processo movido pelo dono do JB (Jornal do Brasil) contra o presidente do Sindicato e pessoas que participaram da reportagem da LIDE sobre o jornal (edição 36) vai acontece hoje, DIA 8 DE AGOSTO.
Anote: HOJE, no Theatro Odisséia (Rua Mem de Sá 66 - Lapa), a partir das 19h (Horário do Rio). Ingressos a R$ 10,00. Vamos espantar os maus espíritos ao som da DJ Tati. Venha defender a liberdade de imprensa e os direitos dos jornalistas profissionais. Não fique só. Fique sócio!

Comentário do blog: Estou, em alma e pensamento, aí no Rio com os coleguinhas de profissão. A festa já está rolando. Graaaande Lapa, dos tempos em que os batedores de carteira usavam navalhas e mantinham um "certo respeito", sempre observados pela "Madame Satã".
Hoje, os ladrões usam paletó e gravata neste meu Brasil brasileiro.
Fiz muitos plantões naquela área do Rio, principalmente na Secretaria de Estado de Polícia Civil, que fica bem próxima ao edifício da TVE Rio - onde o meu grande amigo, colega e irmão José Carlos Cataldi apresentava o programa campeão de audiência, "Pensando em Você" - e da sede da Petrobras, na Avenida Chile. Bons tempos aqueles.