.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

segunda-feira, agosto 08, 2005

Pressões atrapalham um pouco a postagem de notícias

Fiz a última postagem às 15h46. Peço desculpas ao leitor. Tenho corrido muito e por isso, se comparar o que foi publicado em dias anteriores, o leitor perceberá que havia uma média de 40 a 50 notícias diárias, além de artigos e comentários.
As pressões continuam por aqui, neste Pantanal maravilhoso. Um amigo meu disse hoje: __Ora Armando, se você publicasse receitas de bolo não haveria tudo isso.
Concordo plenamente. Mas receita de bolo, repito sempre, me faz lembrar os tempos em que eu estudava em São Paulo e o jornal "O Estado de São Paulo" publicava esse tipo de material na primeira página e também nas internas. Era a censura aos artigos e notícias que seriam publicadas. São famosos os versos de Camões, publicados também naquela época dos anos 1970.
Espero jamais ter que publicar receitas de bolo e "Os Lusíadas". A não ser que crie uma editoria de cultura, aqui no blog, claro.
Nesta tarde, recebi também uma chamada, por telefone, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O aluno e estagiário Émerson Vasconcelos, do "Portal 3" (www.portal3.com.br), da Unisinos (Universidade do Vale dos Sinos), queria mais detalhes sobre a entrevista com a minha fonte - que resolveu se identificar publicamente na sexta-feira (5), quebrando portanto o pacto para a manutenção do sigilo da fonte -, pois tinha a informação que a versão teria sido mudada. Expliquei que essa pergunta teria que ser feita à fonte, que agora se tornou pública e cuja identidade já chegou ao Rio Grande do Sul.
O leitor do blog pode ler a entrevista que concedi. Já telefonei de volta ao futuro colega jornalista Émerson, cumprimentando pelo trabalho fiel ao que foi conversado.
Também atendi ao senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que me telefonou depois da entrevista que concedeu nesta tarde à TV Gazeta, em São Paulo.
Tenho recebido vários e-mails de leitores e velhos amigos jornalistas e radialistas, como o "garotinho" José Carlos Araújo, o verdadeiro, da Rádio Globo do Rio; de Gilson Ricardo, também da Rádio Globo do Rio; do mestre Sérgio Cruz, do jornal "Primeira Hora Pantanal", de Campo Grande, que me informa que escreveu sobre o blog na página 14 da edição de hoje do jornal.
Infelizmente não tenho um exemplar aqui na redação e o material não está disponível na internet. Alô, alô querido amigo e mestre Sérgio Cruz, será que conseguirei um exemplar do "Primeira Hora Pantanal"?
Vou tentar postar mais notícias, para não cair a produção por aqui. Confesso que a manutenção do nível do trabalho é uma preocupação constante.
Explico mais uma vez: Conto com uma reduzida equipe - mas muito eficiente e leal - para tocar, todos os dias, a Rádio Independente, a reportagem, a programação, a pauta, o site Pantanal News, jornal virtual e os programas que apresento todos os dias. Das 8h05 às 10h15 estou no Programa Armando Anache e das 12h30 às 13h15 levo ao ar o Programa da Ave-Maria. Ambos são apresentados por mim desde 1990.
E, nesses dias de muita correria, tenho que arrumar sempre - e disso eu não posso abrir mão - para atender o nosso querido mascote aqui da Rádio Independente e da redação. O "Celebridade", nosso labrador preto que nos enche de carinho e alegria está doente e necessita de cuidados especiais. Agora mesmo, há pouco, consegui, ao lado da minha mulher, dar um pouco da ração especial que ele precisa comer, para manter a sua saúde, devido ao problema nos rins.
Pode parecer piegas. Coisas que o leitor nos grandes centros talvez não esteja acostumado a ouvir, ou ler. Mas é a vida aqui no Pantanal. Muito trabalho. Alguns probleminhas que "a gente vai levando ...", como cantava o grande Chico Buarque de Holanda, e a vontade muito grande de trabalhar da maneira mais imparcial possível.
Dizem que, em jornalismo, é difícil ou impossível ser imparcial. Mas há que se tentar.