Corregedor da Câmara diz que entregará em 24 horas parecer sobre pedidos de cassação
Brasília - O corregedor da Câmara, deputado Ciro Nogueira (PP-PE), disse há pouco que pretende entregar à Mesa Diretora da Câmara, em 24 horas, seu parecer sobre a representação das Comissões Parlamentares Mistas de Inquérito (CPMIs) dos Correios e da Compra de Votos pedindo a cassação de 18 deputados. Na semana passada, as duas comissões aprovaram o relatório parcial que contém a representação e que foi entregue na noite de hoje à presidência da Câmara, pelo senador Delcídio Amaral (PT-MS) e pelo deputado Osmar Serraglio (PNDB-PR), presidente e relator da CPI dos Correios. Caberá agora ao corregedor analisar os documentos das Comissões para que a Mesa Diretora da Câmara decida, em votação, se encaminha a representação contra os 18 deputados ao Conselho de Ética, para a abertura de processo de cassação por quebra de decoro parlamentar.
O deputado Ciro Nogueira disse que não pretende fazer qualquer pré-julgamento sobre o relatório parcial das comissões: "Não vou fazer qualquer juízo de valor. Vou propor à Mesa o encaminhamento de todos os deputados ao Conselho de Ética para abertura de processo de cassação". O corregedor informou ainda já ter conversado com todos os outros membros da Mesa Diretora da Câmara: todos afirmaram que votarão pelo encaminhamento da representação, na íntegra, ao Conselho de Ética. A reunião da Mesa da Câmara para decidir sobre a representação contra os deputados foi marcada para a próxima terça-feira (13). Se for aprovado o encaminhamento ao Conselho de Ética, os deputados citados no relatório das CPMIs só poderão renunciar ao mandato – para evitar uma possível cassação e a perda dos direitos políticos – antes de o Conselho abrir os respectivos processos. O senador Delcidio Amaral informou que além do relatório parcial foi entregue um anexo com mais de 3 mil folhas, onde estão fundamentadas as denúncias contra os 18 deputados. A fundamentação foi feita com base nos depoimentos e investigações feitas pelas CPMIs.
Dos 18 deputados citados na representação, quatro já respondem por processo de cassação no Conselho de Ética: Sandro Mabel (PL-GO), José Dirceu (PT-SP), Romeu Queiroz (PTB-MG) e Roberto Jefferson (PTB-RJ). Eles não podem mais renunciar ao mandato.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home