.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

segunda-feira, setembro 12, 2005

Corregedor pode ouvir Severino ainda nesta semana

O corregedor da Câmara, deputado Ciro Nogueira (PP-PI), informou que ouvirá o depoimento do presidente Severino Cavalcanti tão logo o empresário Sebastião Buani, que explorava a concessão de um dos restaurantes da Casa, apresente provas de suas denúncias contra Severino. O depoimento poderá ocorrer ainda nesta semana.
Segundo Ciro Nogueira, uma prova definitiva seria o cheque que o empresário afirma ter pago como propina a Severino, e que teria sido descontado por um motorista do presidente. "Se aparecer, o cheque será uma prova muito forte e quase definitiva. Nesse caso, teremos que ver se a pessoa que recebeu é realmente o motorista", afirmou o corregedor. No último domingo, em entrevista coletiva, Severino negou as acusações e apresentou laudo que classifica como "fraudulento" o documento apresentado por Buani como prova das supostas irregularidades.
Conselho pode apurar
O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), considera "lamentável" a hipótese de o órgão vir a julgar representação contra o presidente da Câmara. Ele garantiu, porém, que o conselho cumprirá o seu papel. "Vai ser muito desagradável se isso acontecer. De qualquer forma, eu instauro o processo, indico o relator e a ação caminhará normalmente", afirmou Izar, para quem o "bom senso" sugere que Severino se afaste do cargo até a apuração das denúncias. A opinião não é a mesma do 4º secretário da Câmara, deputado João Caldas (PL-AL). Ele acredita que o presidente deva permanecer no cargo até que apareça alguma prova concreta de que tenha cometido irregularidades. "A instituição é movida pelo Regimento Interno e pela Constituição, e está caminhando dentro da normalidade. Severino não está obstruindo os trabalhos, nem cerceando alguém. Se provarem alguma coisa, aí sim, ele vai sair da Presidência e deixar de ser deputado. Mas enquanto isso, não."
Boicote às votações
João Caldas não acredita que a oposição venha a boicotar as votações em protesto contra Severino. Ele lembrou que os deputados que não comparecerem às sessões estarão sujeitos às sanções previstas no Regimento, como registro de falta, desconto no salário e até a perda de mandato.
As informações são da Agência Câmara.