.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

segunda-feira, setembro 12, 2005

"Lula lança cortina de fumaça para encobrir crise"

Senador Alvaro Dias critica novo périplo do presidente
Brasília (12 de setembro) - A crise política brasileira está de viagem. A avaliação é do senador Alvaro Dias (PR), ao se referir ao mais novo périplo do presidente Lula, que embarcou há pouco para Guatemala, onde fará uma visita oficial de dois dias. De lá, o petista segue para Nova York. No total, ficará uma semana fora do país. "Está visível a estratégia do presidente de tentar minimizar a crise. Lula pretende imputar o caos ao Congresso e reduzir o forte impacto sobre o PT", criticou.SEVERINADASNa interpretação do tucano, Lula tem lançado "cortinas de fumaça" para desviar o foco da opinião pública do maior esquema de corrupção da história republicana. Alvaro citou a prisão do ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf e seu filho Flávio e o escândalo do mensalinho envolvendo o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE). De acordo com o parlamentar, esses são alguns dos eventos que têm servido para que o esquema arquitetado pelas cúpulas do governo e do PT se mantenha distante das manchetes dos jornais.
Os argumentos foram endossados pelo líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM). "O presidente Lula se vale das severinadas e da prisão de Maluf para desviar o foco da corrupção do seu governo", concordou. "Esses eventos estão servindo para ele descansar o lombo, pois estava apanhando sozinho. Por isso, viaja para fugir da crise", acrescentou. Para o líder, Lula fará "firinfinfim com corneteação" na Guatemala.
No entanto, ponderou Alvaro, a tática não deve surtir o efeito desejado pela claque petista que embarcou para o exterior. "O poder Executivo é o maior responsável pelo caos, pois se tornou no grande corruptor do projeto de poder de longo prazo, que teria o presidente Lula como principal beneficiado", ressaltou.
IMPRENSA INTERNACIONAL
O senador lembrou ainda do destaque que o conturbado cenário político brasileiro tem recebido da imprensa internacional. Ele mencionou a edição do jornal britânico Financial Times de hoje, que afirmou que apenas Lula vê tranqüilidade no país. O periódico criticou as viagens do petista em meio ao vendaval de corrupção que assola o Brasil. Além disso, Alvaro lamentou o descaso da imprensa guatemalteca com a visita do presidente ao país da América Central. Conforme destacou o tucano, a Guatemala está mais interessada em alianças com países asiáticos e se prepara para receber o presidente de Taiwan nos próximos dias.
Para que o passeio não seja de todo inútil, Alvaro sugeriu que Lula aproveite a viagem para aprender algumas noções de ética na Guatemala. O país realiza um trabalho de reformas política e de administração do Estado, inclusive com a discussão de normas éticas. "No Brasil, o presidente não tem encontrado inspiração suficiente", argumentou.
Fonte: Agência Tucana