"Lula lança cortina de fumaça para encobrir crise"
Brasília (12 de setembro) - A crise política brasileira está de viagem. A avaliação é do senador Alvaro Dias (PR), ao se referir ao mais novo périplo do presidente Lula, que embarcou há pouco para Guatemala, onde fará uma visita oficial de dois dias. De lá, o petista segue para Nova York. No total, ficará uma semana fora do país. "Está visível a estratégia do presidente de tentar minimizar a crise. Lula pretende imputar o caos ao Congresso e reduzir o forte impacto sobre o PT", criticou.SEVERINADASNa interpretação do tucano, Lula tem lançado "cortinas de fumaça" para desviar o foco da opinião pública do maior esquema de corrupção da história republicana. Alvaro citou a prisão do ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf e seu filho Flávio e o escândalo do mensalinho envolvendo o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE). De acordo com o parlamentar, esses são alguns dos eventos que têm servido para que o esquema arquitetado pelas cúpulas do governo e do PT se mantenha distante das manchetes dos jornais.
Os argumentos foram endossados pelo líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM). "O presidente Lula se vale das severinadas e da prisão de Maluf para desviar o foco da corrupção do seu governo", concordou. "Esses eventos estão servindo para ele descansar o lombo, pois estava apanhando sozinho. Por isso, viaja para fugir da crise", acrescentou. Para o líder, Lula fará "firinfinfim com corneteação" na Guatemala.
No entanto, ponderou Alvaro, a tática não deve surtir o efeito desejado pela claque petista que embarcou para o exterior. "O poder Executivo é o maior responsável pelo caos, pois se tornou no grande corruptor do projeto de poder de longo prazo, que teria o presidente Lula como principal beneficiado", ressaltou.
IMPRENSA INTERNACIONAL
O senador lembrou ainda do destaque que o conturbado cenário político brasileiro tem recebido da imprensa internacional. Ele mencionou a edição do jornal britânico Financial Times de hoje, que afirmou que apenas Lula vê tranqüilidade no país. O periódico criticou as viagens do petista em meio ao vendaval de corrupção que assola o Brasil. Além disso, Alvaro lamentou o descaso da imprensa guatemalteca com a visita do presidente ao país da América Central. Conforme destacou o tucano, a Guatemala está mais interessada em alianças com países asiáticos e se prepara para receber o presidente de Taiwan nos próximos dias.
Para que o passeio não seja de todo inútil, Alvaro sugeriu que Lula aproveite a viagem para aprender algumas noções de ética na Guatemala. O país realiza um trabalho de reformas política e de administração do Estado, inclusive com a discussão de normas éticas. "No Brasil, o presidente não tem encontrado inspiração suficiente", argumentou.
Fonte: Agência Tucana
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home