.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

segunda-feira, setembro 12, 2005

CPIs ouvem Gushiken, Genoíno e dona do Rural

Foto de arquivo do blog (Laycer Tomaz/Agência Câmara/1.º.9.05): Deputado Osmar Serraglio, senadores Amir Lando e Delcídio Amaral

A atenção do Congresso está concentrada no futuro do presidente da Câmara, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE). Diante da gravidade das denúncias, lideranças partidárias de oposição e da base do governo consideram insustentável sua permanência na Presidência da Câmara e a abertura de processo contra ele no Conselho de Ética é tida como certa. Em entrevista concedida em Nova York na sexta-feira, Severino reafirmou sua inocência e solicitou ao Tribunal de Contas da União e à Polícia Federal apuração rigorosa. Enquanto isso, as CPIs retomam o calendário de depoimentos. A CPI dos Correios vai ouvir Luiz Gushiken. As sub-relatorias ouvirão a presidente do Banco Rural e os donos de empresas com contratos com os Correios que estão sob investigação .

Já a CPI do Mensalão vai ouvir o ex-presidente do PT José Genoino, o deputado Pedro Corrêa (PP-PE) e o ex-chefe de gabinete do deputado José Janene (PP-PR), João Cláudio Genu, que sacou dinheiro do chamado "valerioduto".

Relatórios parciais das CPIs dos Correios sobre contratos da estatal e sobre a movimentação financeira de Valério também devem ser divulgados em breve. O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) adianta que eles não terão "informações bombásticas", mas servirão para compartilhar informações sobre os trabalhos.

Da mesma forma, os sub-relatores da CPI do Mensalão, deputada Zulaiê Cobra (PSDB-SP) e senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA), pretendem apresentar aos colegas de colegiado informações sobre cruzamento de dados recebidos pela comissão. O Conselho de Ética deve instaurar processos contra mais 14 deputados, com a chegada ao conselho do relatório das CPIs sobre parlamentares que receberam recursos do "valerioduto". No Plenário da Câmara, o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) vai se defender do parecer do Conselho de Ética que concluiu pela sua cassação, enquanto o deputado Carlos Rodrigues (sem partido-RJ) deve renunciar ao mandato.

As informações são do Jornal do Senado.