.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

segunda-feira, setembro 12, 2005

Petistas articulam ato pela reconstrução do partido nesta segunda às 19h

O blog publica notícia do Portal do PT:
Um grupo de petistas de diferentes correntes internas está articulando um movimento pela reconstrução e refundação do partido. O pontapé inicial deve ser um ato político nesta segunda-feira (12), às 19 horas (18 horas no Pantanal Sul), no Sindicato dos Engenheiros de São Paulo.
O ato pela refundação do PT foi convocado por três militantes históricos e fundadores do partido. A partir do diálogo com outros militantes, Paul Singer, Paulo Skromov e Zilah Abramo perceberam a necessidade de debater a refundação do partido, convocando toda a militância petista: filiados, filiadas, eleitores e eleitoras do PT. “Nós que ajudamos a fundar o PT em 1980, hoje sentimos que precisamos unir os/as petistas para rever em profundidade nossa história à luz das revelações feitas, tendo em vista reformular o programa, a estrutura de funcionamento e os métodos de ação política do partido”, explicam na carta em que convocam o ato.
Um dos que encabeçam a articulação do movimento é o presidente nacional do PT, Tarso Genro. Segundo ele, o ato de segunda-feira marcará o início de um movimento político que trabalhará por um período indefinido — de um a dois anos — no sentido de criar condições, ao final deste prazo, para a convocação de um novo congresso ou uma nova constituinte para reconstruir o partido.
“Será um ato político de unidade em busca da reconstrução e da refundação do PT. O movimento está acima das correntes e das divergências expressas por elas”, afirmou o presidente.
Refundação socialista
Outro petista que articula o movimento de refundação é Joaquim Soriano, secretário de Formação Política do PT. Para ele, o ato de segunda-feira será importante para discutir o significado do conceito de refundação do partido. "Muitos têm falado sobre refundação e reconstrução, mas os conceitos são muito vagos", afirmou.
Segundo ele, a expectativa de sua corrente, a Democracia Socialista, é discutir uma refundação socialista do PT, revendo e alterando o Estatuto do PT de forma que o partido reencontre sua base social, modifique o modo de fazer política e atualize o programa social do partido. "O partido ficou demasiadamente profissionalizado. É preciso fazer uma abertura "para baixo", junto com os filiados e militantes de movimentos sociais", afirmou.
Soriano defende que a refundação passe necessariamente pela criação de um congresso constituinte "o mais rápido possível". De acordo com sua visão, a direção que será eleita no PED 2005 deve assumir provisoriamente.
Presenças no ato
Para o ato, já estão confirmadas as presenças de intelectuais como Paul Singer, Maria Rita Kehl, Marilena Chauí; além de petistas como Aloizio Mercadante, Eduardo Suplicy, Joaquim Soriano, Marina Silva, Miguel Rossetto, Fernando Haddad, Paulo Vannucchi, Ricardo Azevedo, José Eduardo Cardozo, Carlos Neder, Paulo Teixeira e Raul Pont. Também foram convidados os governadores do PT — Jorge Viana (AC), Zeca do PT (MS) e Wellington Dias (PI) —, prefeitos petistas, parlamentares e representantes de movimentos sociais.
O Sindicato dos Engenheiros fica na rua Genebra, 25 - centro - São Paulo.