Delcídio recebe a medalha JK
O Brasil comemora hoje 103 anos de nascimento de Juscelino Kubistchek, um dos presidentes mais populares do país, que nasceu em Diamantina no dia 12 de setembro de 1903 e morreu em acidente automobilístico em 1976, na Rodovia Rio-São Paulo. O senador José Sarney (PMDB/AP), uma das mais influentes lideranças do Congresso Nacional, também será homenageado, e deverá fazer um discurso sobre o atual momento político brasileiro.
HISTÓRIA
O filho mais ilustre de Diamantina era filho do caixeiro-viajante João César de Oliveira e da professora Júlia Kubistchek. Seu primeiro envolvimento com a política ocorreu em 1934, quando foi nomeado chefe de gabinete do interventor federal em Minas Gerais, Benedito Valadares. No mesmo ano elegeu-se deputado federal, cumprindo o mandato até 1937.
Foi nomeado prefeito de Belo Horizonte em 1940 e começou a conquistar a projeção política que o levaria à Presidência da República quinze anos depois. Associando sua imagem à modernização e industrialização do país, JK foi eleito presidente em 1955. A construção da nova capital federal, Brasília, foi a grande realização de JK na Presidência.
Ao final de seu mandato, foi eleito senador pelo estado de Goiás, mas acabou cassado pela Revolução de 1964. Após alguns anos de exílio, em 22 de agosto de 1976, JK morreu no município de Resende (RJ), quando retornava para o Rio de Janeiro, em um acidente na Rodovia Rio-São Paulo que até hoje provoca controvérsias. Juscelino também é homenageado por sua terra natal no Dia da Seresta, uma festa que relembra seu aniversário com muita cantoria pelas ruas da cidade.
A entrega das medalhas é o ponto alto das festividades comemorativas do aniversário de Juscelino, que se repetem em Diamantina desde 1955.
Fonte: Jornalista Cadu Bortolot, da assessoria do senador Delcídio Amaral (PT-MS)
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home