.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

segunda-feira, setembro 12, 2005

Delcídio recebe a medalha JK

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) recebe hoje, em Diamantina (MG), a Medalha Grande JK, uma homenagem do governo mineiro a personalidades de destaque no Brasil. A solenidade vai ser presidida pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e está marcada para as 11 horas (horário de Minas Gerais) na Praça Juscelino Kubistchek, no centro da cidade.
O Brasil comemora hoje 103 anos de nascimento de Juscelino Kubistchek, um dos presidentes mais populares do país, que nasceu em Diamantina no dia 12 de setembro de 1903 e morreu em acidente automobilístico em 1976, na Rodovia Rio-São Paulo. O senador José Sarney (PMDB/AP), uma das mais influentes lideranças do Congresso Nacional, também será homenageado, e deverá fazer um discurso sobre o atual momento político brasileiro.

HISTÓRIA
O filho mais ilustre de Diamantina era filho do caixeiro-viajante João César de Oliveira e da professora Júlia Kubistchek. Seu primeiro envolvimento com a política ocorreu em 1934, quando foi nomeado chefe de gabinete do interventor federal em Minas Gerais, Benedito Valadares. No mesmo ano elegeu-se deputado federal, cumprindo o mandato até 1937.
Foi nomeado prefeito de Belo Horizonte em 1940 e começou a conquistar a projeção política que o levaria à Presidência da República quinze anos depois. Associando sua imagem à modernização e industrialização do país, JK foi eleito presidente em 1955. A construção da nova capital federal, Brasília, foi a grande realização de JK na Presidência.
Ao final de seu mandato, foi eleito senador pelo estado de Goiás, mas acabou cassado pela Revolução de 1964. Após alguns anos de exílio, em 22 de agosto de 1976, JK morreu no município de Resende (RJ), quando retornava para o Rio de Janeiro, em um acidente na Rodovia Rio-São Paulo que até hoje provoca controvérsias. Juscelino também é homenageado por sua terra natal no Dia da Seresta, uma festa que relembra seu aniversário com muita cantoria pelas ruas da cidade.
A entrega das medalhas é o ponto alto das festividades comemorativas do aniversário de Juscelino, que se repetem em Diamantina desde 1955.

Fonte: Jornalista Cadu Bortolot, da assessoria do senador Delcídio Amaral (PT-MS)