.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

terça-feira, setembro 27, 2005

Depoente diz que Correios sabiam de acordo entre empresas

Em depoimento na sub-relatoria de contratos da CPMI dos Correios, o proprietário da empresa Brazilian Express Transportes Aéreos Ltda. (Beta), Ioannis Amerssonis, disse há pouco que a direção da ECT tinha conhecimento do acordo de sublocação de aeronaves firmado entre a Beta e a Skymaster para execução de contrato de correio aéreo.
Em resposta ao relator da CPMI, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), o depoente negou que o acordo fosse uma tentativa de burlar a licitação para o serviço. "Não havia a intenção de fazer nada por baixo do pano. O objetivo era proteger a empresa que ganhasse a licitação, pois, em caso de pane de aeronave, ela seria multada em valor equivalente ao do contrato", explicou.
Segundo Ioannis, o edital dos Correios não exigia a liberação de aeronave reserva, mas a operacionalização do contrato determinava sua conveniência. "Se uma aeronave parasse, o serviço também pararia", disse.
Receita da Beta
O depoente disse que o contrato com os Correios corresponde a cerca de 30% da receita total da Beta. Ele explicou que a empresa faz transporte aéreo de cargas desde 1995, principalmente na rota São Paulo-Manaus-São Paulo, e integra uma holding com administração profissionalizada.
Ioannis disse ainda que é sócio proprietário da empresa desde 2002 e que Michel Abud Júnior, que também vai depor na CPMI nesta tarde, é o presidente executivo da Beta.
Denúncia investigada
A CPMI investiga a denúncia de um acordo entre a Beta e a Skymaster, por meio do qual as duas empresas disputariam as concorrências da Rede Postal Noturna dos Correios e a vencedora repassaria metade do contrato para a derrotada. Entre 2001 e 2003, as companhias operaram em parceria duas linhas do correio noturno.
O depoimento prossegue na sala 2 da ala Senador Nilo Coelho, no Senado.
As informações são da Agência Câmara.