.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

terça-feira, setembro 13, 2005

Deputados vão recolher assinaturas pela saída de Severino

Em reunião encerrada há pouco, o Grupo Pró-Congresso (movimento Brasil Verdade), formado por 105 parlamentares de oito partidos para "resgatar a imagem do Poder Legislativo", decidiu que vai recolher amanhã assinaturas de deputados para pedir o afastamento do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti. Para isso, o grupo vai instalar uma mesa no salão Verde. Os deputados também reafirmaram que não vão obstruir os trabalhos da Câmara, mas buscarão formas alternativas de protesto.
O grupo planeja ainda organizar um ato público pela ética com o apoio da sociedade. A data, prevista inicialmente para 20 de setembro, ainda não foi fechada. Na manifestação, os parlamentares caminhariam até o Palácio do Planalto. Segundo o deputado Rafael Guerra (PSDB-MG), o ato teria o sentido de "devolver a sujeira ao lugar de onde veio". "Precisamos ter o apoio da população", comentou.
O deputado Pauderney Avelino (PFL-AM) concordou que, embora a crise política envolva a Câmara, sua origem está no Poder Executivo. "Vamos resistir à crise com equilíbrio e com o exemplo de vida de cada parlamentar", propôs.
Alternativas
O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) sugeriu que os parlamentares do grupo trabalhem normalmente, mas aproveitem todos os momentos possíveis para protestar. Gabeira propôs que os deputados usem mordaças caso o presidente da Câmara negue a palavra no plenário.
Gabeira considera absurdo o Brasil assistir “ao julgamento do mensalão por um acusado de receber um 'mensalinho'", em referência à denúncia de que o presidente da Câmara teria recebido propina do empresário Sebastião Augusto Buani para renovar a concessão do restaurante do 10º andar do anexo 4. O presidente da Câmara nega as acusações e afirma que é vítima de fraude.RepresentaçãoA deputada Yeda Crusius defendeu a investigação de Severino pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que recebeu hoje representação da oposição contra o presidente da Câmara. O deputado Cezar Schirmer (PMDB-RS) quer marcar uma reunião do grupo com o presidente do conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP). "O compromisso com a decência obriga Severino a ficar afastado da Presidência até o fim das investigações", afirmou o deputado Moreira Franco (PMDB-RJ).
As informações são da Agência Câmara.