Pesquisas eleitorais podem ter de passar por auditoria
Antes mesmo de ser divulgada, durante o período das eleições, toda pesquisa eleitoral terá de passar por uma auditoria, às custas da entidade que a contratou ou do instituto que a registrou. É o que estabelece o Projeto de Lei 5701/05, apresentado pelo deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), que altera a Lei Eleitoral (Lei 9504/97). "É amplamente conhecida, nas modernas democracias de massa, a influência decisiva que as pesquisas eleitorais exercem. Pelo poder que possuem e comprovada influência nos resultados eleitorais, elas não podem ser objeto de manipulação deliberada por parte de seus organizadores ou divulgadores", destaca o autor.
Informações fidedignas
De acordo com a atual legislação, as entidades e empresas que realizam pesquisas de opinião pública relativas às eleições são obrigadas a registrar na Justiça Eleitoral cinco dias antes da divulgação quem contratou a pesquisa, o valor e a origem dos recursos despendidos no trabalho, a metodologia e o período de realização da pesquisa, o plano amostral, o sistema interno de controle e verificação, o questionário utilizado e o nome de quem pagou pela realização do trabalho."Para que a Justiça Eleitoral possa se certificar de que as informações prestadas são fidedignas e representam a vontade do eleitorado em determinado momento da disputa política, elas precisam ser examinadas por empresa de auditoria, desvinculada tanto do instituto que realizou a pesquisa como da entidade que a contratou", argumenta Fruet.
Tramitação
O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ir para o Plenário.
Comentário do blog: Eu sempre fui contra certas "pesquisas eleitorais, ou de intenção de voto" que existem por aí. É a velha história: Quem paga manda e manda quem pode mais, que tem mais dinheiro. Forma-se, assim, o círculo vicioso da corrupção. É claro que não estou aqui neste blog para generalizar, pois o grande Nelson Rodrigues já disse que "toda unanimidade é burra" e eu acrescento que "toda a generalização é burra da menma forma."
Sou favorável à melhor de todas as pesquisas: Aquela feita nas urnas no dia das eleições.
Só isso. Ou tudo isso.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home