.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

terça-feira, setembro 27, 2005

Petistas que quiserem contato comigo serão inteligentes, diz Puccinelli

O presidente do diretório do PMDB de Aquidauana, ex-vereador Paulo Reis; André Puccinelli (ao centro); vereador de Campo Grande, Edil Albuquerque; e Fauzi Suleiman, assinando a ficha de filiação na Câmara de Vereadores (Foto: Rhobson Lima/O Pantaneiro Online)

O ex-prefeito de Campo Grande e pré-candidato a candidato do PMDB ao governo do estado de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, esteve em Aquidauana na noite de ontem (26). Ele participou de uma reunião com a executiva municipal do PMDB, no Hotel Portal Pantaneiro e, à noite, foi à Câmara de Vereadores para abonar fichas de novos filiados ao partido. O empresário Fauzi Suleiman deixou o PT e ingressou no PMDB, depois de disputar duas eleições para prefeito de Aquidauana, em 2000 e 2004. O ex-presidente da Câmara, vereador Sebastiãozinho do Taboco - que exerce o seu terceiro mandato consecutivo -, também filiou-se ao partido de Puccinelli, juntamente com outras pessoas.
Depois da solenidade na Cãmara, o ex-prefeito de Campo Grande, André Puccinelli, concedeu a entrevista que transcrevo abaixo:

Blog do Armando Anache (Armandinho) - Doutor André Puccinelli, como o senhor analisa a entrada do empresário Fauzi Suleiman ao PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), depois de ter sido candidato a prefeito de Aquidauana em 2000 e 2004, pelo PT (Partido dos Trabalhadores)?
André Puccinelli - Com muita alegria, ao estarmos aqui em Aquidauana, ao estarmos como você, com a nossa emissora, a Rádio Independente; para que possamos pelos seus microfones dizer a Aquidauana o meu 'muito obrigado', obrigado por trazermos uma série de filiados de qualidade, como o ex-presidente da Câmara, vereador Sebastiãozinho; como o Fauzi Suleiman, que vinhamos contatando com ele há muito tempo; para que os quadros do PMDB, existentes, possam ser acrescentados aos novos filiados e o PMDB, mais vigoroso, possa fazer história em Aquidauana.
Blog - O senhor comparou, no seu discurso, o estado de Mato Grosso do Sul a um paciente. Como o senhor pretende - sendo pré-candidato a governador -, se eleito governador, tratar desse mesmo paciente chamado Mato Grosso do Sul?
André Puccinelli - Junto com os prefeitos, junto com as Câmaras de Vereadores, junto com as lideranças da sociedade - sindicatos e associações de cada município - para discutirmos os seus problemas e as suas peculiaridades; mas com muito trabalho e muita determinação. Sem trabalho e com perseverança e determinação, não há como se vencer e, as lideranças locais, nos auxiliando, para que conhecendo os seus problemas, nós possamos juntos - Governo do Estado e Governo municipal - trabalhando, vencê-los. Municipalismo. Um projeto desenvolvimentista, mas calcado no municipalismo.
Blog - O senhor disse, no seu discurso na Câmara de Aquidauana, que "todos os partidos têm pessoas boas e ruins" e, por isso, preferia não falar sobre os outros partidos, neste momento de grave crise que assola o Brasil. Como o senhor analisa essa crise atual? Ela é de pessoas, de nomes ou de partidos? E como o senhor sente isso tudo, como político?
André Puccinelli - A decepção que eu tenho encontrado nas pessoas que, ao me verem na rua, se reportam a mim, está se dirigindo a um partido, ao PT; que era o detentor da ética e da moralidade e que a todos os outros desprezava. Por causa desta atitude deles - eles eram os únicos sabidos, eles eram os únicos competentes, eles eram os únicos corretos - é que a frustração da população veio com mais força e a revolta se fez maior. A revolta contra o Partido dos Trabalhadores é muito grande, mas foi decorrente de más pessoas, lá, dirigirem mal o partido. Existem pessoas boas no PT. Uma delas nós trouxemos para o PMDB, com muito orgulho nosso; orgulho dee trazermos o Fauzi. Existem outras pessoas boas no PT, em Aquidauana, no estado e no Brasil. Esperemos que esta frustração que a população tenha, a faça cuidar para o futuro, para que não se encantem com o canto das sereias. Quando falavam de 10 milhões de empregos serem possíveis, era uma meta quase impossível de ser atingida, mas ela soava gostosa aos ouvidos das pessoas que a ouviam. Mas as pessoas, doravante, terão que cuidar nas..., nos sonhos impossíveis de serem atingidos, nas promessas impossíveis de serem realizadas; para que com metas de franqueza e de sinceridade, possam discernir que, muitas vezes, o programa dito por algum candidato, que não soa bonito demais aos ouvidos, possa ser verdadeiramente aquele que pode ser executado; ou seja, cuidar com atenção de quem fala, se já fez no passado ou se, demagógicamente, está prometendo falácias. Cuidando-se, e cada eleição aprimora a votação, vai fazer com que no futuro se escolha muito melhor e se erre menos. Os erros existem sempre e sempre existirão, mas ao longo do tempo e da prática democrática da eleição contínua, nós poderemos ter uma escolha melhor e cada vez melhor a cada votação que se realize para o futuro.
Blog - O senhor disse que existem vários partidos que poderão fazer coligação com o PMDB para a eleição de 2006. Se porventura houver a verticalização, como ficará a coligação aqui em Mato Grosso do Sul, por exemplo, do PMDB com o PTB, que faz críticas ao senhor e até foi alvo de uma 'indireta' durante o seu discurso?
André Puccinelli - Veja só, se houver a verticalização, o PTB é um dos que, provavelmente, será obrigado a ficar conosco. Ironia do destino [sorri neste momento]. Quem nos critica... acabar ficando obrigado obrigado conosco. O melhor é que a verticalização caia, para que, em cada estado e em cada município, nas eleições futuras, se possam fazer as alianças mais apropriadas para aquele município ou para aquele Estado. Se a verticalização permanecer, nós nos aliançar com uma série de pequenos partidos, como o PT do B, o PRTB, o PTC, o PSC, e eventualmente, o próprio PTB. Se a verticalização cair, as alianças podem ser feitas com todos os partidos e, aí, nós temos um lucro inicial já em pré-acordo, com o PMDB, o PSDB, PFL, PPS, com todos esses seis outros pequenos partidos que eu disse e a possibilidade de ainda virem o PDT, o PL e, eventualmente, o PTB.
Blog - Eu tenho publicado, no blog e no site Pantanal News, muitas notícias envolvendo o seu nome com possíveis manobras de pessoas da cúpula do PT em Mato Grosso do Sul, que estariam fazendo contato com o senhor, para viabilizar a candidatura ao Senado, do atual governador Zeca do PT. O senador Delcídio Amaral (PT-MS) chamou essas pessoas do PT de "andrezistas" e de traidores, pois ele seria o virtual candidato do partido ao governo do estado. O que o senhor diz sobre isso?
André Puccinelli - Eu até brinquei [começa a sorrir e faz uma pausa] e, aqui, a Rádio Independente, a nossa emissora, vai reproduzir o que eu falei à algumas emissoras da Capital [Campo Grande], e eu até brinquei: Não é verdade que estivessem, petistas do atual governo, conversando comigo até o momento. Mas, se existissem, eu brinquei, seriam os inteligentes [começa a sorrir novamente].
Blog - Seriam bem-vindos?
André Puccinelli - [Sorrindo muito] Seriam os inteligentes e que pensam longe e que sabem que vai vencer não é o deles [o candidato do PT ao governo do estado] e seriam bem-vindos [mais sorrisos].
Blog - Muito obrigado, doutor André.
André Puccinelli - Eu quero agradecer a você e, de público, mandar um grande abraço ao seu pai. Fomos colegas, deputados estaduais juntos, eu e o deputado Armando Anache. Privo e tenho orgulho de ter a sua amizade e, através da Rádio Independente e da internet, quero dizer a você, filho: Mande ao pai, o Armando Anache, meu colega [na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul], um grande abraço. Um abraço de um amigo que ele continua sendo... e quer vê-lo, ainda, junto em batalhas futuras.
Blog - Obrigado, muito obrigado.