.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

segunda-feira, outubro 10, 2005

Aldo: julgamento individual é um direito

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, disse há pouco que os julgamentos individuais são um direito garantido pela democracia. Ele fez a afirmação durante conversa com jornalistas sobre a separação dos processos dos 13 deputados acusados de envolvimento com o suposto esquema de "mensalão". "Quando o tribunal de Nuremberg (Alemanha) julgou os acusados de genocídio pelo nazismo, todos os nazistas tiveram direito ao processo individual. Esse é um direito universal da democracia", disse Aldo. "Só em regimes de exceção há julgamentos coletivos. Em regimes democráticos, o processo é individual e cada processado tem direito à sua defesa."
Decisão da Mesa
Aldo Rebelo destacou, no entanto, que caberá à Mesa Diretora a decisão de separar os processos. Ele não quis antecipar se poderá eventualmente conceder vista (análise mais detalhada) se esse pedido for feito na reunião marcada para amanhã. Aldo Rebelo discordou da possibilidade de os trabalhos “terminarem em pizza”. "Aqui não tem nada sendo postergado. Estamos agindo com rigor, equilíbrio e justiça. Não é a primeira vez que a Câmara analisa esse tipo de processo."
MP do Bem
O presidente disse ainda que acredita na possibilidade de votar ainda hoje a chamada MP do Bem (Medida Provisória 252/05), que reduz tributos. "Fizemos este esforço convocando as sessões hoje e amanhã na esperança de construir um acordo e fazer a votação", esclareceu.
As informações são da Agência Câmara.

Comentário do blog: Ouvi esse comentário do presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo, por meio da edição das 16 horas (horário do Pantanal) do noticiário "Hora da Notícia", transmitido pela Rádio Independente, em cadeia com a Rede Jovem Pan Sat.
Ele tem razão quando fala sobre as ditaduras. Se fosse em Cuba do "paredón" ou na China, ambos com regimes comunistas e totalitários, certamente a sorte dos acusados - se condenados - seria bem diferente.
Na China, por exemplo - só para exemplo, sem entrar no mérito dos casos citados na notícia acima - a pena para os condenados por corrupção é a de morte, com um tiro na nuca, normalmente em execuções públicas, em estádios, e com a bala usada para matar paga pela família do morto.
Pois é, caro presidente Aldo, do glorioso Partido Comunista do Brasil, ainda bem que vivemos num país democrático.
Uuufaaa!!