.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

sexta-feira, outubro 07, 2005

Batalhão Carlos Camisão comemora 63 anos

O 9.º Batalhão de Engenharia de Combate - o Batalhão Carlos Camisão - sediado em Aquidauana, cidade situada a 135 quilômetros a oeste de Campo Grande, realizou às 10 horas, solenidade militar em comemoração aos seus 63 anos de fundação.
O comandante militar do oeste, general-de-exército Cesário, comandou a formatura geral, ao lado do comandante do Batalhão Carlos Camisão, tenente-coronel Mário Sérgio Ferreira Lacerda.
Na solenidade militar, recebi o diploma de "Amigo do Batalhão Carlos Camisão". Trata-se de uma homengem às pessoas e instituições que prestam serviços relevantes ao 9.º Batalhão. No meu caso, o diploma é resultado de um trabalho realizado em equipe na Rádio Independente e no site Pantanal News, divulgando as ações da Engenharia do Exército.
Foi uma manhã especial, quando pude relembrar dos tempos do CPOR (Centro de Preparação de Oficiais do Exército) do Rio de Janeiro, onde recebi em 1979 a espada de aspirante a oficial da arma de engenharia. No ano seguinte, servi no 1.º Batalhão de Engenharia de Combate, em Santa Cruz, no Rio. Depois do chamado "estágio de instrução", na tropa, fui promovido a segundo-tenente da arma de engenharia.
É sempre muito bom lembrar daqueles velhos tempos. Nesta manhã, observando os tenentes do Batalhão Carlos Camisão durante o desfile, lembrei-me das minhas participações em formaturas gerais, com fardamento e espada, em 1980, no 1.º Batalhão.
O comandante do 9.º BEC, tenente-coronel Lacerda, ofereceu almoço aos convidados. Nele, fui apresentado ao comandante do CMO (Comando Militar do Oeste), general-de-exército Cesário, oriundo da Arma de Cavalaria e fundador da rádio Verde-Oliva, que transmite a partir de Brasília para todo o Brasil. Conversamos sobre comunicação social e recordei dos bons tempos do CPOR-RJ. Citei o nome de um oficial, que foi o comandante do meu pelotão, durante o curso básico, o então tenente de Cavalaria Arnaldo Lindenblat, hoje coronel da reserva e integrante da direção do Clube Militar, no Rio. Por coincidência, o general Cesário conhece o coronel Lindenblat, cuja grande característica naquele ano de 1979 era a vibração, aliada à inteligência, chefia e liderança.