Febre aftosa volta ao Brasil
Febre aftosa volta ao Brasil
Eliane Oliveira e Ronaldo D‘Ercole
BRASÍLIA, SÃO PAULO, CAMPO GRANDE e ASSUNÇÃO.O Ministério da Agricultura informou ontem que foi diagnosticada febre aftosa em 153 das 582 cabeças de gado da Fazenda Vezozzo, no município de Eldorado, em Mato Grosso do Sul. A notícia caiu como uma bomba entre governo e exportadores brasileiros de carne bovina, uma vez que o estado é o segundo maior exportador do produto no país — e o Brasil, líder em vendas. O Paraguai já adotou medidas para evitar a contaminação de seu rebanho e vários países podem impor embargo ao Brasil, afetando um negócio que só este ano já rende US$ 2,086 bilhões à balança comercial. Por muito menos, em 2004 as vendas do Brasil foram boicotadas por diversos compradores devido a focos no Amazonas e no Pará, estados que não exportam carne bovina. Rússia, Holanda, Egito e Reino Unido são os principais compradores da carne brasileira. A mais recente suspeita de que havia animais contaminados com a doença surgiu em 30 de setembro. A fazenda foi interditada no dia 1 de outubro, e também um raio de 25 quilômetros. No domingo passado, saiu o laudo oficial confirmando os casos de aftosa. Desde 1999, não havia sido registrada uma única ocorrência em Mato Grosso do Sul, que está atrás apenas de São Paulo no ranking de exportação. É o primeiro caso de febre aftosa no Brasil em um ano.
Falta de recursos teria favorecido foco
Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Maciel, medidas sanitárias estão sendo adotadas, inclusive o sacrifício de todos os 582 animais da propriedade. O governo também informou imediatamente aos organismos internacionais, entre os quais a Organização Internacional de Epizootíases (OIE) e o Centro Panamericano de Aftosa, sobre o foco em Mato Grosso do Sul, até então um estado considerado livre da doença com vacinação, e países fronteiriços e blocos econômicos com os quais negocia.
Para ler a notícia completa, no Globo Online, clique AQUI
Comentário do blog: Amanhã (11) é a comemorada a data da divisão do estado de Mato Grosso, em 1977. Era criado o novo estado brasileiro. Não poderia haver maior "presente de grego" - com todo respeito aos gregos, claro - ao nosso Mato Grosso do Sul neste dia de feriado estadual e de muita festa.
A febre aftosa já era tida como coisa do passado aqui na região. Vale a pena ler as postagens que fiz aqui no blog, com notícias da Agência Popular, do Governo de Mato Grosso do Sul e, ainda, o discurso feito pelo senador Ramez Tebet (PMDB-MS), na tribuna em Brasília. Ele levanta suspeitas sobre a presença da febre aftosa em Mato Grosso do Sul.
O produtor rural e o leitor (a) do blog podem enviar seus comentários, clicando abaixo deste texto, em "comments". O que você acha da volta da febre aftosa aqui em Mato Grosso do Sul?
O blog acompanha.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home