.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

sábado, dezembro 10, 2005

Jurista defende acordo internacional para combater lavagem de dinheiro

Jurista defende acordo internacional para combater lavagem de dinheiro. A notícia é de Érica Santana, enviada especial da Agência Brasil:
Vitória - Tráfico de drogas e de seres humanos, terrorismo, corrupção e crime organizado são algumas das principais fontes de geração de dinheiro ilícito, segundo o jurista norte-americano Bruce Zagaris. Especialista em movimentações financeiras internacionais e paraísos fiscais, Zagaris participou do 3º Encontro da Estratégia Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro, onde fez palestra sobre transações financeiras ilícitas na América Latina. Segundo ele, o crime organizado e a corrupção são a maior fonte de lavagem de dinheiro no Brasil. Para o jurista, uma das melhores formas de combate a essas práticas é a assinatura de acordos de cooperação internacional. No caso brasileiro, ele sugere a melhoria das leis de assistência mútua. "Isso é importante porque nos últimos anos o Brasil fez muito menos solicitações aos países do que as demais nações fizeram ao Brasil", disse.
Ele sugere que o Brasil também considere a assinatura de acordos com paraísos fiscais "porque alguns deles estariam dispostos a negociar alguns acordos com o Brasil, mesmo que seja necessário oferecer algum benefício em relação a isso". Zagaris acredita que o país mais importante para o Brasil, como paraíso fiscal, seria os Estados Unidos. "É o lugar onde está a maior parte do dinheiro dos brasileiros", afirma. Ele lembra que os dois países não têm qualquer acordo voltado para a taxação de impostos. "Se eu fosse o Brasil, eu conseguiria um acordo com o lugar onde está a maior parte do meu dinheiro". Frisou que o Brasil precisa desenvolver ações pró-ativas no combate aos crimes financeiros,mas reconheceu que o país tem avançado nesse sentido, principalmente com criação do Gabinete de Gestão Integrada de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro (GGI-LD), vinculado ao Ministério da Justiça.