.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

terça-feira, dezembro 06, 2005

Secretária de São Paulo diz ter revelado a Lula em 2003 a existência de corrupção em Santo André

Secretária de São Paulo diz ter revelado a Lula em 2003 a existência de corrupção em Santo André. A notícia é de Benedito Mendonça, repórter da Agência Brasil:
Brasília – A secretária especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo, Mara Gabrilli, disse hoje à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos que detalhou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em março de 2003, todo um esquema de corrupção na cidade de Santo André (SP).
Ela relatou que foi a Lula "pedir para que o presidente promovesse uma intervenção federal na prefeitura de Santo André". Segundo ela, o presidente estava acompanhado de dona Marisa e três assessores, e ela com sua assistente. "Comecei contando a situação de saúde de meu pai, o pagamento de caixinha todo dia 30, e o presidente fazia perguntas dando a entender que não sabia de nada", disse ela. Segundo disse, Lula pediu para um assessor anotar alguns pontos disse que "iria tomar providências a respeito". Mara Gabrilli afirmou que "nada foi feito".
A secretária especial de São Paulo disse ter mostrado, na casa do presidente, que as irregularidades na prefeitura e as represálias à empresa de transporte do pai, Lizaberto Júlio Gabrilli Filho, continuavam mesmo depois da morte do prefeito Celso Daniel e "só o sistema de caixinha mensal para arrecadação de dinheiro havia cessado". Segundo conta, "a empresa estava sofrendo retaliações por parte da prefeitura, que privilegiava outras empresas em detrimento da de meu pai".
À CPI dos Bingos, Gabrilli, que se filiou ao PSDB no passado, afirmou que não estava ali como secretária, mas como filha de Lizaberto Júlio Gabrilli Filho, empresário na área de transporte desde 1961. "A pressão que meu pai começou a sofrer o deixou doente e, por conta de três pessoas, uma dentro da prefeitura de Santo André, o (hoje ex-) secretário de serviços municipais, Klinger de Oliveira, o empresário Ronan Pinto, e Sérgio Sombra (Sérgio Gomes da Silva, ex-segurança de Celso Daniel), ele se transformou em outra pessoa, "tensa e abalada, com o nível de corrupção montado".
Mara também afirmou que a conversa foi acompanhada por um dos assessores do presidente, "um homem alto e de barba", que teria dito a ela, "de maneira impositiva", para não falar com a imprensa sobre o teor da conversa com o presidente e mencionasse apenas que teriam falado sobre "reabilitação de portadores de deficiência física".
A história havia sido contada à CPI pela irmã de Mara, a empresária Rosângela Gabrilli, no dia 23 de novembro. Rosângela é uma das proprietárias da Expresso Guarará, empresa de transporte coletivo com sede em Santo André.