.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Duda: Deputados estão 'abanando as mãos' nos EUA

Deputados ainda não conseguiram dados sobre conta de Duda. A notícia é da Agência Câmara:
Integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios em viagem aos Estados Unidos (EUA) enfrentam dificuldades para conseguir acesso aos dados de conta bancária do publicitário Duda Mendonça no exterior. Os parlamentares informaram que a recepção nos EUA foi boa. Porém, o chefe da Promotoria de Nova Iorque, Robert Morgenthau, pediu um prazo para decidir se as informações poderão ser liberadas.

A delegação brasileira é composta pelos deputados Osmar Serraglio (PMDB-PR), Maurício Rands (PT-PE) e Eduardo Paes (PSDB-RJ). Segundo eles, Morgenthau alegou a existência de obstáculos na legislação americana que não permitem a transferência de dados para órgãos não pertencentes ao Poder Judiciário. De acordo com Morgenthau, é necessário também obter autorização da Corte de Justiça de Nova Iorque. Em depoimento na CPMI no ano passado, Duda Mendonça disse que abriu uma conta nas Bahamas para receber R$ 10,5 milhões de caixa dois dentro do esquema montado pelo empresário Marcos Valério Fernandes de Souza. O dinheiro, segundo Duda, era destinado ao pagamento de campanhas feitas para o PT nas eleições de 2002, entre elas a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Vazamento
As informações sobre quem depositou e sacou dinheiro da conta de Duda já foram repassadas ao Brasil, mas os integrantes da CPMI não podem ter acesso a elas por imposição das autoridade americanas. Elas temem que as informações sobre as movimentações bancárias sejam repassadas à imprensa, como ocorreu há dois anos quando os Estados Unidos revelaram dados sigilosos a pedido de uma comissão de inquérito do Congresso. Para evitar qualquer vazamento, os parlamentares concordaram em assinar um termo de compromisso, caso fosse necessário.

Hoje, a delegação se reuniu com advogados do Escritório Arnold & Porter em Washington, D.C. Maurício Rands considera importante buscar meios legais de interpretação das leis americanas que possam beneficiar a CPMI. "Mas, como foi muito positiva a reação da promotoria de Nova Iorque, pode ser que não precise do procedimento", analisou Rands. Eduardo Paes também prefere esperar. "Nós aguardamos uma definição para saber se a CPMI poderá ou não ter acesso a esses documentos", declarou.

Outras reuniões
Os três deputados também estiveram nesta quarta com funcionários da Rede de Vigilância contra Crimes Financeiros (Fincen). Amanhã, eles participam de reunião com representantes do Departamento de Justiça norte-americano.
O retorno ao Brasil está previsto para sexta-feira (3).