.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

domingo, março 26, 2006

Campanha pede fim do voto secreto no Congresso Nacional

Notícia de Iolando Lourenço, repórter da Agência Brasil:
Brasília – Os parlamentares do Psol (Partido do Socialismo e da Liberdade) lançam na terça-feira (28), no Congresso Nacional, a campanha "Quero saber como meu representante vota". Desde sexta-feira (24), os deputados do partido recolhem assinaturas, em lençóis, de eleitores em vários estados pelo fim do voto secreto nas votações no Congresso Nacional. No Distrito Federal, a deputada Maria José Maninha, do PSol, já recolheu em torno de seis mil assinaturas pelo fim do voto secreto.
Desta vez, ao invés do eleitor assinar em uma lista de papel, o eleitor assina em um lençol branco que tem no centro uma bandeira do Brasil e os dizeres "fim do voto secreto já". Esses lençóis assinados serão estendidos em frente à rampa do Congresso, às 15h30 (horário de Brasília), pelos parlamentares e militantes do partido. Da rampa, os lençóis serão levados ao Salão Verde da Câmara para serem entregues ao presidente da Casa, Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Também no mesmo horário será lançada a Frente Parlamentar pelo Fim do Voto Secreto.
Os seis deputados do Psol, entre outros parlamentares, têm defendido o fim do voto secreto nos processos de cassações de deputados. O apelo para mudança no sistema vem desde que a Câmara começou a votar as representações contra parlamentares acusados de envolvimento no chamado "mensalão" (pagamento de mesadas a parlamentares em troca de apoio ao governo). O grupo do Psol tem usado a tribuna da Câmara para atacar o voto secreto, argumentando que essa modalidade de votação está permitindo que "acordões sejam articulados e levados a termo", afirma a deputada Maninha (Psol-DF). Segundo ela, engana-se quem acha que o povo não está vendo o que acontece nos bastidores do Congresso nessas votações. "O povo não é bobo. O povo quer saber como cada deputado vota e quer a punição dos corruptos. Toda essa lama tem que ser passada a limpo", disse a deputada, em entrevista à Agência Brasil na manhã deste domingo.