.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

sexta-feira, março 10, 2006

CPMI dos Correios ouve Sereno e faz acareação nesta manhã

A Sub-Relatoria de Fundos de Pensão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios ouve o ex-secretário de Comunicação do PT Marcelo Sereno, às 11 horas (horário de Brasília), na sala 19 da ala Alexandre Costa, no Senado.
Os parlamentares querem detalhar a relação entre Sereno e as corretoras suspeitas de provocarem prejuízos em operações com recursos de fundos de pensão patrocinados por empresas estatais, para, supostamente, beneficiar partidos da base do governo.
Acareação
Antes do depoimento de Sereno, a sub-relatoria fará a acareação entre três ex-dirigentes do Nucleos (fundo de pensão dos funcionários da Eletronuclear): Paulo Roberto de Almeida Figueiredo, Fabiana Carneiro Carnaval e Gildásio Amado Filho. Segundo investigações da CPMI, o fundo teria acumulado perdas de R$ 34 milhões em operações malfeitas no mercado financeiro.
A acareação estava marcada para ontem, mas não pôde ser realizada porque Fabiana Carnaval não compareceu. Em carta à CPMI, ela disse que não podia faltar ao trabalho para não perder o emprego.
Em depoimento à CPMI em janeiro deste ano, Gildásio Amado Filho afirmou que Fabiana Carnaval e Paulo Figueiredo eram responsáveis pelo dia-a-dia dos investimentos do Nucleos. Fabiana, no entanto, depôs na CPMI no último dia 20 de fevereiro e negou participação nas decisões sobre investimentos do Nucleos enquanto foi gerente do fundo.
Escolha suspeita
Na segunda-feira (6), a sub-relatoria ouviu Paulo Figueiredo, ex-presidente do Nucleos. Ele disse que a escolha de Fabiana foi feita por critérios técnicos, sem indicação política. No entanto, Gildásio Amado Filho classificou como "suspeita" a relação entre Fabiana e o primo dela Cristian Almeida Rego, dono da corretora Arbor e filho do empresário Haroldo de Almeida Rego, conhecido como Pororoca. Cristian é acusado de ter feito operações fraudulentas com fundos de pensão patrocinados por empresas estatais em um suposto esquema operado por Haroldo Pororoca.
A família de Haroldo Pororoca também é investigada pelas relações que teria com Marcelo Sereno. Ele teria sido o responsável pela indicação de Fabiana para o Nucleos e também de Carlos Eduardo Carneiro Lemos, o Dudu, primo dela e de Cristian Rego, que dirigiu a área de investimentos da Prece (fundo de pensão dos funcionários da Companhia Estadual de Água e Esgoto do Rio, Cedae), em 2002. A acareação está marcada para as 10 horas, também na sala 19.
As informações são da Agência Câmara.
Confira os depoimentos prestados até agora