.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

quinta-feira, março 16, 2006

Fontana: “CPI dos Bingos virou palco eleitoral"

Notícia do Portal do PT:
O líder do PT na Câmara, Henrique Fontana (RS), criticou hoje, duramente, a CPI dos Bingos por estar se desviando, permanentemente, dos fins para a qual foi criada.
"Esta CPI foi para muito além do fim do mundo. Ela está no pior dos mundos. Ela é ilegal e não quer investigar com seriedade e responsabilidade".
Segundo ele, o que a CPI dos Bingos está fazendo “é uma enorme irresponsabilidade com o Brasil. Aquela é a CPI do palanque eleitoral do PSDB e do PFL e é preciso dizer chega.”
Para Fontana, em suas últimas ações, a oposição mostra estar fazendo “uma operação criminosa e irresponsável de desestabilização do governo Lula, porque ela está perdida”.
O líder defendeu o mandado de segurança impetrado no STF (Supremo Tribunal Federal) pelo líder do PT no Senado, Tião Vianna (AC), como medida legitima, uma vez que a CPI deve cumprir o dispositivo constitucional e se restringir a investigar o objeto para o qual foi criada.
No mandado de segurança, a ser julgado pelo ministro Cesar Peluso, o senador pede a suspensão imediata de qualquer diligência da CPI dos Bingos que não esteja ligada ao fim para o qual foi criada.
Fontana observou que CPI tem sido usada pelo PSDB e PFL como palanque, com o objetivo de desestabilizar o governo Lula. O deputado disse que, depois das pesquisas eleitorais divulgadas na quarta-feira, nas quais o presidente Lula sai com larga vantagem na corrida para a presidência da República, a oposição passou a desenvolver uma tática de "aterrorizar e desestabilizar o governo".
Ele afirmou que o caso do caseiro Francenildo Santos Costa, que tomava conta da mansão no Lago Sul onde se reuniriam políticos de Ribeirão Preto, tem que ser tratado com serenidade.
"Não conheço a vida pessoal do ministro Palocci e se ele foi ou não à tal casa. Mas desafio a oposição a apresentar alguma prova de que o ministro, em suas funções, assinou algum contrato que tenha privilegiado alguma empresa ou exercido tráfico de influência", disse.

A seguir, os principais trechos de entrevista concedida pelo líder do PT:

O ministro continua insistindo que nunca dirigiu em Brasília... O que o senhor acha que depopimentos como o do caseiro geram um desgaste para o ministro?
Nós temos que fazer uma avaliação mais completa do momento político. O fato é que ontem foi publicada uma pesquisa em que o presidente Lula aparece com 46%dos votos, contra 22% do candidato Alckmin numa simulação de segundo turno, ou seja, o presidente Lula tem dois por um em votação indicando uma vitória no primeiro turno, caso as votações fossem hoje.
No meu ponto de vista isso gerou uma situação de desespero final da oposição ao nosso governo. Eu não estou aqui avaliando a entrevista do caseiro, o que ele colocou. Até porque eu penso que as questões que dizem respeito à vida pessoal do ministro Palocci são questões que ele vai colocar, se é mentira, se é verdade. Se foi ou não foi à casa, é algo que nós podemos ver nos próximos dias.
Mas o Brasil tem que ter cuidado com a irresponsabilidade em que está chegando a oposição. Na eleição passada os tucanos já fizeram isso. Eles apostaram num ambiente de hostilidade, que procurou vender a idéia para o Brasil que a vitória de Lula levaria o país ao caos, o que não verdade. Isso custou muito caro para o Brasil, levou o risco-Brasil a 2400 pontos, o dólar a R$ 4, a economia brasileira quebrou e eles estão tentando retomar essa lógica.
Digo com a responsabilidade de quem lidera a bancada do PT: nós defendemos toda e qualquer investigação sobre toda e qualquer circunstância. Aliás, o que mais quero é que se enviem mais rapidamente possível para o Ministério Público todas as conclusões que as CPIs chegaram até agora. O que a CPI dos bingos está fazendo é muito mais que o fim do mundo, é uma enorme irresponsabilidade com o Brasil.
Eu defendo que nós temos que entrar no STF para suspender a CPI dos Bingos, é um escândalo o que está ocorrendo ali, só se investigam coisas que possam gerar algum desgastes para o governo Lula. Existem lugar em que pessoas estão morrendo em casas de bingo, no Rio incendiaram uma casa de bingo, nada disso foi investigado. Ou seja, aquela é a CPI do palanque eleitoral do PSDB e do PFL e eu quero dizer chega.
O Brasil merece mais respeito e não pode ficar com a sua economia suscetível a essa irresponsabilidade. O desafio que eu faço é o seguinte: apresentem um contrato que eventualmente o ministro Palocci tenha interferido que gerasse um privilégio para alguma empresa. Eu continuo dizendo, o caseiro falou, a vida pessoal do ministro Palocci é dele, eu não sei se ele foi ou não foi à casa, mas independente disso, ele como ministro de Estado, o que me interessa são os negócios do Estado. Ele por ventura assinou algum contrato privilegiado alguma empresa? Vendeu algum tráfico de influência?
Vou dar um exemplo que líder Jutahy disse ontem na tribuna da Câmara: o contrato com a Getec. Quem assinou o contrato superfaturado com a Getec foi o governo do PSDB e do PFL. O nosso governo está suspendendo os contratos com Getec e renegociou por um preço menor e está desenvolvendo sistemas dentro de CEF para que a Getec não atenda mais a estatal. Então, se tráfico de influência foi feito com a GETEC. foi pelos tucanos no tempo do governo deles.

Então o senhor vota para suspender a CPI?
A CPI dos Bingos se especializou em ouvir pessoas que não têm nada a ver com o objeto que ela está investigando. Eu lembro que ali já foi levado Toninho da Barcelona, um doleiro que foi preso pelo governo Lula, preso pela PF como uma instituição do Estado brasileiro durante a gestão do governo Lula e ele vira uma testemunha-chave da CPI do Bingos. Ali ouviram um outro juiz que era um chefe de quadrilha, que é o Rocha Mattos, que foi preso durante o governo Lula, numa operação qualificada da PF e do MPU. Foi preso mas virou testemunha-chave da CPI dos Bingos.
Veja a ironia, o doleiro e um juiz, os dois bandidos e presos são especializados em acusar o PT. Tudo que eles sabem é acusar o governo Lula, contra o PT, contra nosso governo. Então a presunção da inocência tem que voltar nesse país. Não é possível que uma CPI fique investigando o assassinato do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, mantendo sob suspeita durante cinco anos pessoas que não têm mais o direito à presunção da inocência.
Eu quero insistir: eu quero disputar no programa, quero discutir com o candidato Alckmin um programa para o país, quero comparar o que fizeram FHC , PSDB e PFL quando estavam no governo com o que nós estamos fazendo.
Até agora nada pesa contra a conduta desse caseiro. O senhor não acha que isso já não coloca o ministro numa situação constrangedora, porque se o que ele tá falando for comprovado, o ministro mentiu na CPI?
Eu não vou discutir aqui a honra do caseiro, porque se eu defendo a presunção da inocência e da honradez das pessoas, eu defendo a de todos, mas eu quero dizer o que o Brasil precisa discutir não é a entrevista do caseiro, tem que compreender que a oposição está fazendo uma operação criminosa e irresponsável de desestabilização do governo Lula, porque ela está perdida.