PSB e PFL alertam que as mudanças na equipe ministerial, em razão do afastamento de vários ministros, pode interferir na relação do Poder Executivo com o Congresso. Para o vice-líder do PFL, deputado Pauderney Avelino (AM), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está ficando isolado, porque não consegue encontrar políticos competentes que queiram se vincular a sua administração. Pauderney diz que a proximidade com as eleições obrigará o presidente da República a enfrentar a população para explicar todas as denúncias de corrupção e irregularidades. Ele lembrou que a oposição lembrará todas as denúncias durante a campanha. "Quando um navio está afundando, os ratos são os primeiros a abandoná-lo. Parece que está havendo essa debandada porque um barco está afundando. O presidente da República tem dificuldades para recompor o seu ministério. Agora vem a desculpa de que está compondo um ministério técnico. Não há como um político de expressão aceitar ser ministro de um governo que não optou pelo melhor caminho - o da moralidade, da ética e da boa administração pública", ressaltou.
Relação instávelO vice-líder do PSB deputado Renato Casagrande (ES) disse que, ao longo do governo Lula, a relação entre os poderes Executivo e Legislativo nunca foi tranqüila, mas que pode piorar com o afastamento dos ministros que o presidente tinha como conselheiros. "Defendo que o presidente Lula monte uma coordenação de trabalho e política que envolva alguns ministros, mas envolva também pessoas de fora do governo, como presidentes de partidos da base aliada, para que ele consiga uma ação política estável na relação com o Congresso Nacional e na relação com a sociedade brasileira."
Casagrande destaca a falta que seu colega de partido, Ciro Gomes, fará na equipe ministerial. Mas o deputado acredita que o presidente Lula ainda poderá contar com o apoio e os conselhos do ex-ministro da Integração Nacional, mesmo à distância.
As informações são da Agência Câmara, com reportagem de
Alfredo Lopes, da Rádio Câmara; edição de
Paulo Cesar Santos
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home