.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

quinta-feira, abril 20, 2006

Aftosa: É um erro afirmar que se trata de novo foco, diz SRB

O blog recebe e publica abaixo notícia da SRB (Sociedade Rural Brasileira):

Para o vice-presidente da SRB, Cesário Ramalho, não se trata de um novo caso e sim de suspeita da existência do vírus numa área que já estava isolada devido à contaminação do ano passado. Um novo foco, ressalta, seria a aftosa aparecer fora da área de interdição atual.

É um erro interpretar a suspeita de nova ocorrência de febre aftosa em propriedade rural de Japorã (MS) anunciada hoje pelo Ministério da Agricultura (Mapa) como um novo foco da doença. A afirmação é do vice-presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Cesário Ramalho.

Segundo ele, não se trata de um novo caso e sim de suspeita da ainda existência do vírus numa área que já estava isolada devido à contaminação do ano passado. Um novo foco, ressalta Ramalho, seria a aftosa aparecer fora da área de interdição atual.

Para ele, os animais com suspeita de aftosa podem ser remanescentes dos focos de 2005, mas somente agora apresentaram lesões, ainda que discretas, segundo nota técnica do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Mapa.

Todavia, o vice-presidente da SRB aprova a imediata decisão do Mapa de abater os animais da fazenda suspeita de ainda ter circulação viral.

De acordo com Ramalho, o Mapa vem cumprindo todos os procedimentos técnicos reconhecidos internacionalmente de combate à doença e o momento agora requer serenidade no aguardo da resposta dos animais sentinelas e da investigação de presença viral na área.