Aftosa: É um erro afirmar que se trata de novo foco, diz SRB
Para o vice-presidente da SRB, Cesário Ramalho, não se trata de um novo caso e sim de suspeita da existência do vírus numa área que já estava isolada devido à contaminação do ano passado. Um novo foco, ressalta, seria a aftosa aparecer fora da área de interdição atual.
É um erro interpretar a suspeita de nova ocorrência de febre aftosa em propriedade rural de Japorã (MS) anunciada hoje pelo Ministério da Agricultura (Mapa) como um novo foco da doença. A afirmação é do vice-presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Cesário Ramalho.
Segundo ele, não se trata de um novo caso e sim de suspeita da ainda existência do vírus numa área que já estava isolada devido à contaminação do ano passado. Um novo foco, ressalta Ramalho, seria a aftosa aparecer fora da área de interdição atual.
Para ele, os animais com suspeita de aftosa podem ser remanescentes dos focos de 2005, mas somente agora apresentaram lesões, ainda que discretas, segundo nota técnica do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Mapa.
Todavia, o vice-presidente da SRB aprova a imediata decisão do Mapa de abater os animais da fazenda suspeita de ainda ter circulação viral.
De acordo com Ramalho, o Mapa vem cumprindo todos os procedimentos técnicos reconhecidos internacionalmente de combate à doença e o momento agora requer serenidade no aguardo da resposta dos animais sentinelas e da investigação de presença viral na área.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home