.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

segunda-feira, agosto 28, 2006

O Brasil ficou mais pobre: Dom Luciano se eternizou

O blog recebe e publica abaixo o artigo de Schabib Hany:

O Brasil ficou mais pobre: Dom Luciano se eternizou
Por Schabib Hany (*)

O dia 27 de agosto de 2006 entra para a história do Brasil como um dos dias mais tristes para a cidadania. Depois de resistir estoicamente, ao longo das últimas semanas, a um câncer no fígado, no Hospital das Clínicas de São Paulo, Dom Luciano Mendes de Almeida, arcebispo de Mariana (Minas Gerais), partiu para a eternidade. No mesmo dia, aliás, em que, sete anos antes, partira outro singular pastor católico, Dom Hélder Câmara, arcebispo emérito de Recife e Olinda (PE). Os dois foram contemporâneos e partícipes das grandes pugnas empreendidas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no período em que a América Latina esteve submersa a regimes de exceção, razão que os levou e a outros companheiros seus – como Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Aloísio Lorscheiter, Dom Ivo Lorscheiter e Dom Mauro Morelli –, a ser porta-voz dos clamores da sociedade civil na luta pela implantação do Estado de direito, pelo respeito aos direitos humanos e na defesa das liberdades democráticas.
Dom Luciano, empossado em 1976 como bispo-auxiliar do incansável Dom Paulo Evaristo Arns na arquidiocese de São Paulo, destacou-se pelos trabalhos voltados para as crianças e adolescentes abandonados, tendo sido o responsável pela implantação da Pastoral do Menor. Em fins da década de 1970 foi eleito secretário-geral da CNBB por dois mandatos (até 1986) e em seguida presidente, também por dois mandatos consecutivos (até 1994). Entre 1995 e 1998 foi vice-presidente da Conferência Episcopal Latino-americana (CELAM). Desde 1976 presidiu o Conselho Episcopal do Mutirão para a Superação da Fome e da Miséria e a partir de 2002 passou a integrar o Conselho Estratégico Brasil sem Fome, da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida, fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Como arcebispo de Mariana, desde 1988, promoveu importantes ações voltadas para a defesa do patrimônio histórico-cultural e para a promoção social da infância, juventude e terceira idade na região de sua arquidiocese.
Por sua singular habilidade, era tido como moderado no contexto das correntes da CNBB, época em que a disputa entre bispos conservadores e progressistas o tornou imprescindível no âmbito da direção da conferência eclesial brasileira e latino-americana. Seu compromisso com os excluídos e seu incansável labor pela afirmação da cidadania das amplas camadas carentes o tornou um paradigma de vanguarda numa sociedade que ainda teima em desconhecer valores como a ética, a solidariedade e a concórdia entre a vasta diversidade que compõe a humanidade. Desde onde passou a estar desde esta triste data, por certo ao lado do inesquecível Dom Hélder, o agora saudoso Dom Luciano, sem dúvida, estará velando pelos cidadãos ansiosos de paz, justiça e liberdade. Até sempre, pastor de todos os povos!

(*) Schabib Hany é coordenador da Organização de Cidadania, Cultura e Ambiente (OCCA) e membro da coordenação colegiada do Fórum Permanente de Entidades Não Governamentais de Corumbá e Ladário (Mato Grosso do Sul), enquanto representante do Comitê da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida na fronteira com a Bolívia.