.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

domingo, agosto 27, 2006

Puccinelli apresenta 15 metas em quatro municípios

Divulgação/Assessoria André Puccinelli
Puccinelli apresenta propostas de governo aos eleitores de Ponta Porâ, na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai



O candidato ao governo do Estado André Puccinelli (PMDB), da coligação "Amor, Trabalho e Fé", encerrou mais uma série de viagens a municípios do interior de Mato Grosso do Sul. Durante reuniões e caminhadas, Puccinelli apresentou as propostas de governo em Sidrolândia, Dourados, Ponta Porã e Antônio João. Ele percorreu os municípios em três dias - de quarta a sexta-feira. Entre as metas apresentadas estão a ampliação e a facilitação do crédito ao trabalhador para atividades geradoras de renda e a criação de um programa de incentivo e apoio técnico para os micro e pequenos empresários.
Segundo Puccinelli, também será criado o Programa de Desenvolvimento Econômico, que prevê incentivos fiscais, infra-estrutura e parceria com empresas, para atrair novos empreendimentos ao Mato Grosso do Sul. Fomentar o turismo eco-ambiental e o de negócios e promover a Festa da Carne, evento internacional voltado para a divulgação do potencial da produção estadual, estão entre as prioridades do candidato.
Na segurança, a meta é integrar e equipar as polícias, capacitar os policiais e fortalecer as ações de policiamento comunitário, além de implantar uma política diferenciada de segurança pública para a região de fronteira, em parceria com o Governo Federal. Entre as propostas para a Educação, o candidato iniciará o processo de implantação da escola integral e dos centros de educação profissionalizante rurais e urbanos regionalizados, em parceria com produtores e empresários, além de fortalecer a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).
Na infra-estrutura, um dos compromissos de Puccinelli é a implantação do programa "Estrada Boa", para recuperar e manter a malha viária de todo o Estado, utilizando recursos arrecadados em parceria com as prefeituras municipais e com a fiscalização dos sindicatos, Câmaras Municipais e Ministério Público. Puccinelli tem ainda entre as metas de governo a construção de 40 mil casas em quatro anos, em parceria com a comunidade, prefeituras e o Governo Federal. Serão criados programas habitacionais específicos para os servidores públicos, as comunidades indígenas, quilombolas e para os assentamentos. "Vamos ainda implantar os projetos Meu Cantinho, que garantirá moradia para os idosos, Mudando para Melhor e a Casa da Gente, com habitações populares", explica.
No agronegócio, Puccinelli afirma que serão criados incentivos fiscais e tributários para a diversificação de culturas segundo o potencial de cada região. A identificação desse potencial, e das necessidades de cada município, será feita através do macrozoneamento sócio-econômico e ambiental, um estudo detalhado das potencialidades do Estado, já em andamento. Também estão entre as metas de governo a criação de um Centro de Inteligência e Tecnologia de Produção de Carne, a ampliação das Câmaras Setoriais e a recuperação, para a produção, de 10 milhões de hectares de solo degradado. "Vamos incentivar a agricultura familiar, transformando os assentamentos rurais em agrovilas auto-sustentáveis", diz. Segundo Puccinelli, também serão levados para os assentamentos e comunidades rurais programas de educação, saúde, moradia e lazer.
Na saúde, as prioridades são fortalecer os hospitais regionais e implantar e equipar hospitais estratégicos de médio porte, evitando grandes deslocamentos de pacientes. "Outra proposta é unir Estado e municípios para criar programas regionais de prevenção de doenças e atendimento à população", diz. Puccinelli reitera que, além de manter os programas sociais já desenvolvidos, vai aperfeiçoá-los, garantindo também capacitação profissional às famílias atendidas.
Outra das 15 metas prevê a implantação da Zona de Processamento de Exportação (Zona Franca) de Corumbá, além do chamado Porto Seco, um entreposto de cargas em Campo Grande e Dourados, para transformar o Estado em um pólo de exportação, aproveitando os eixos rodos-ferroviários. "Vamos também estimular a implantação de agroindústrias para aproveitamento da produção local e atrair investimentos para reflorestamento e aproveitamento da madeira como matéria-prima para produção industrial de compensados, móveis e aproveitamento de outros derivados", explica.
Entre as propostas relacionadas ao meio ambiente, estão a conservação das microbacias com recuperação das matas ciliares e o incentivo à criação de reservas naturais Também estão previstas ações de recuperação da bacia dos rios Taquari, Coxim e Rio Verde. A matriz energética do Estado também será diversificada, com a criação de novas fontes de energia. Para tanto será criado o Programa Estadual de Bioenergia, formando parcerias e incentivando a produção de combustível orgânico (álcool, óleo, biodiesel e hbio), com o aproveitamento de matéria-prima do campo (cana, soja, algodão, girassol, pinhão manso, mamona). "Vamos incentivar projetos de utilização da energia solar e pesquisas de aproveitamento de outras formas alternativas de energia a partir da reciclagem ou do aproveitamento de matéria-prima renovável", afirma Puccinelli.
A Secretaria de Organização Municipalista será responsável pela execução do projeto Soma 78 Cidades, que prevê a criação de um centro de elaboração e acompanhamento de projetos para todos os municípios e entidades voltadas para o desenvolvimento urbano, a partir de convênios com a participação da União, Estados e Municípios. "Vamos concentrar esforços na elaboração e no acompanhamento de projetos para a captação de recursos federais e até internacionais para a realização de obras", conclui.
As informações são da assessoria do candidato André Puccinelli