.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

sexta-feira, agosto 25, 2006

Dia do Soldado é comemorado no Batalhão Carlos Camisão

Francis Torres/Pantanal News
Comandante do Batalhão Carlos Camisão, tenente-coronel André Siqueira, recebe a apresentação da tropa formada à sua frente




O Dia do Soldado foi comemorado na manhã de hoje, no 9.º Batalhão de Engenharia de Combate - Batalhão Carlos Camisão -, em Aquidauana, a 135 quilômetros a oeste de Campo Grande.
A cerimônia militar, presidida pelo tenente-coronel André Siqueira, teve o juramento solene dos 270 novos soldados incorporados ao Batalhão, no início do ano.
Todos prometeram obediência às autoridades e a defesa do Brasil, em caso de necessidade.
O comandante do Batalhão Carlos Camisão, tenente-coronel André, disse no seu discurso à tropa e aos convidados que os pensamentos do Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803, permanecem atuais.

Ele citou as palavras de Caxias, que estão no início da ordem do dia do comandante do exército: “Abraçados e unidos marchemos, não peito a peito, mas ombro-a-ombro, em defesa da Pátria, nossa mãe comum”. O tenente-coronel André destacou que "a grande disputa que será travada no futuro será relacionada com as riquezas naturais e, principalmente, os estoques de água, que no Brasil temos em abundância, pois o nosso País tem a maior reserva de água do mundo, principalmente na Amazônia e aqui no Pantanal." O comandante do Batalhão Carlos Camisão fez, ainda, um breve relato histórico das campanhas militares vitoriosas do Duque de Caxias, conhecido também como o Pacificador.

O prefeito de Aquidauana, Luiz Felipe Ribeiro Orro (PDT), participou da cerimônia militar e, em entrevista à rádio Independente, ao site Pantanal News e ao Blog, disse que "é uma honra participar desta cerimônia em comemoração ao Dia do Soldado, ao lado do coronel André, grande militar e patriota com o qual tenho o prazer aqui no município, mantendo uma parceria com o Batalhão Carlos Camisão, no projeto que educa as crianças da cidade aqui dentro do quartel."


Para o prefeito Felipe Orro, "os exemplos do Duque de Caxias servem para todos nós neste Brasil do século XXI, principalmente no tocante ao patriotismo que devemos ter."
Participaram da cerimônia, iniciada às 8 horas, familiares dos soldados incorporados ao Batalhão no início e também daqueles que foram agraciados com medalhas por tempo de serviço, com 15 e 25 anos de trabalhos dedicados ao Exército.

Ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial assistiram a cerimônia, e ficaram emocionados ao ver passar à sua frente a bandeira do Brasil, levada por um oficial que trajava a mesma farda usada pelos "pracinhas" na Itália.

Leia abaixo a ordem do dia do Comandante do Exército, alusiva ao Dia do Soldado:

“Abraçados e unidos marchemos, não peito a peito, mas ombro-a-ombro, em defesa da Pátria, nossa mãe comum”. Duque de Caxias

Soldado do Exército Brasileiro!
O 25 de agosto é o seu dia e a data do aniversário do nascimento do nosso Patrono, o ínclito cidadão, consagrado modelo de estadista, Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. E porque o Eterno Herói da Pátria está aqui presente, haveria de querer dirigir-lhe esta mensagem.
Primeiro observaria o trabalho desenvolvido na caserna, constante, intenso, anônimo, de suma importância para a sociedade brasileira que você representa, e o exaltaria, soldado, como diversidade integrante e enriquecedora dessa universal sociedade.
Veria em você a família verde-oliva – essa gente servidora da Pátria – e o nobre e antigo ofício das Armas exercido com responsabilidade e dignidade, colocando o bem-comum acima de qualquer interesse pessoal. Exultaria com o entusiasmo, o zelo e a competência que demonstra na execução de todas as tarefas solidárias com o esforço nacional, obras essenciais ao progresso e ao crescimento do País. E, vibrante e contente, exaltaria a mentalidade dos recursos humanos instruídos, assistidos e empenhados em suas atividades, na busca da moderna excelência gerencial.
Realçaria a moral e o respeito que alicerçam os relacionamentos pessoais e institucionais. Incentivaria a continuada prática das virtudes, a disciplina consciente, o zelo pela hierarquia, o clima de confiança nos chefes, a fidelidade, a obediência nunca servil e a sadia camaradagem.
Teria fundadas e positivas observações relativas ao papel que você desempenha nos contingentes a serviço das Nações Unidas, levando ao mundo inteiro uma real, equilibrada e ponderável contribuição para a paz. Relembraria as glórias por ele alcançadas nos campos de batalha e assinalaria, no presente, as positivas alterações no quadro organizacional e no incremento da operacionalidade da Força. Emocionado, reconheceria a convivência amalgamada na consideração e no respeito, na lealdade para com todos, na coragem e na bravura. Reconheceria, ainda, expressivas características da alma brasileira que lhe permitem enfrentar e superar, com criatividade e otimismo, qualquer desconforto e sacrifício. Presença Nacional permanente em todos os quadrantes e fronteiras, demonstraria respeito e confiança na capacidade decisória e administrativa dos diversos escalões que compõem e dão consistência a uma prestigiada e atuante cadeia de comando. Diria para não ficar hipnotizado pelo comodismo, não ceder às rotinas alienantes, não temer o novo e ser consciente de que desafios não surgem ao acaso, porque são colocados, no caminho vivencial de cada um, com um propósito maior.
O Marechal Luís Alves de Lima e Silva agradeceria a você em nome de todos que o ajudaram, durante a difícil conjuntura do Brasil Império, no hercúleo trabalho pacificador de unir diferentes regiões do País, objetivo alcançado, muitas vezes, sem desembainhar a vitoriosa Espada. Incentivaria o diálogo franco, a palavra fraterna, os gestos de equilíbrio e o propósito conciliador do Exército, Instituição que transmite às gerações que se sucedem valores éticos, morais e patrióticos conformadores da cidadania. Pedir-lhe-ia para continuar contribuindo com toda a energia, do corpo e da alma, para o trabalho que realiza com dedicação e notória inteligência, tudo fazendo para que a Força Terrestre coesa, moderna, adestrada e pronta para o combate esteja em correspondência à estatura político-estratégica do País e à confiança que em você deposita a sociedade brasileira. Soldado, no instante em que Caxias se despede, leva no rosto do veterano combatente o olhar brilhando de entusiasmo e o paternal sorriso de apoio e confiança no seu anônimo trabalho. Vibra ao vê-lo, invariavelmente, ajudando o irmão necessitado quando, do “Braço Forte”, estende a “Mão Amiga”. Sente-se realizado e feliz em ser o Patrono do Exército Brasileiro, do soldado destemido, corajoso, competente e digno, que se dedica ao cumprimento do dever constitucional, hoje, como ontem, desejando com fervor a paz, disposto a cumprir o sagrado juramento de doar, se preciso, a própria vida em defesa da Pátria.

General-de-Exército Francisco Roberto de Albuquerque
Comandante do Exército