.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

sábado, agosto 26, 2006

Delcídio defende parcerias público-privadas em obras

As Parcerias Público-Privadas - PPPs vão ser um instrumento que Delcidio do Amaral vai recorrer para garantir investimentos não só em obras de infra-estrutura, mas também em projetos de saneamento básico e na construção de terminais rodoviários.
- Mais de 70% da arrecadação do estado têm destinação carimbada para setores como a saúde, educação, repasses constitucionais e o pagamento da dívida com a União.Atualmente, os recursos de que o governo dispõe para investimentos não conseguem atender as demandas da sociedade. Além disso, as verbas federais são insuficientes para garantir investimentos estruturais e a nossa capacidade de captação de financiamento é muito limitada por causa da dívida, que se aproxima dos R$ 7 bilhões. Por todos esses motivos, buscar parcerias com a iniciativa privada é o caminho - afirma o candidato da coligação Um novo avanço para Mato Grosso do Sul ao governo do estado.
Delcidio acredita nesta solução para viabilizar obras como a construção da nova rodoviária de Campo Grande e projetos como a extensão das redes de abastecimento de água e tratamento de esgoto.
- Neste caso você pode adotar a modalidade de sociedade de propósito específico, em que a iniciativa privada custeia a implantação do projeto, uma estação de tratamento de esgoto, por exemplo, e tem como contrapartida a receita oriunda da tarifa cobrada dos usuários por um determinado período. Isso, é claro, monitorado pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos, para que o consumidor não seja onerado com um valor que fique acima de sua capacidade de pagamento – explicou.
O candidato da coligação Um novo avanço para Mato Grosso do Sul citou como obras estratégicas, que podem sair do papel também através das PPPs, a construção de um terminal intermodal em Maracaju, e os terminais ferroviários ao longo da Ferronorte, em Aparecida do Taboado e na Fazenda Baús, que vão ser fundamentais para reduzir o custo de transporte de soja, algodão e álcool.
Delcidio garante que seu governo vai exigir como contrapartida das indústrias que se instalarem no Estado com incentivos fiscais a contratação de empresas locais no processo de construção e instalação, desde que tenham habilitação técnica e domínio da tecnologia.
- Os outros estados adotaram esse mesmo critério e isso fortaleceu a indústria local. Não é justo que as empresas recebam incentivos de até 87% de isenção do ICMS e não ofereçam esta contrapartida importante para gerar emprego, renda e, principalmente, capacitar nossas empresas para novos nichos de mercado. Com isso, ganham os empresários, mas também os trabalhadores, que passam a ter chance de acesso a empregos mais qualificados e melhor remunerados - argumenta Delcidio, que vai exigir das empresas que participam das licitações a certificação do programa brasileiro de qualidade e produtividade.
- Isso prestigia as empresas sérias, que investem em tecnologia, e pune os aventureiros, tira a malandragem, os atravessadores de obras - explica Delcidio, com base na sua experiência profissional em estatais do setor energético e minero-siderúrgico.
Fonte: Assessoria do candidato Delcídio do Amaral