Dificuldades e burocracia da Iagro são apresentadas ao Governador em exercício
Governador de Mato Grosso do Sul, Claudionor Abss Duarte (à esquerda); recebe produtores rurais
Os produtores rurais estiveram hoje no gabinete do governador em exercício, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul Claudionor Miguel Abss Duarte. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), Ademar Silva Junior, o vice-presidente da entidade, Eduardo Riedel, o presidente da Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), Laucídio Coelho, o presidente do Movimento Nacional dos Produtores (MNP), João Bosco Leal, e o produtor rural de Itaporã, Maurício Koji Saito, apresentaram as dificuldades e os entraves pelos quais os produtores estão passando.
O bloqueio da carne bovina para a exportação ocasionada pelos focos de febre aftosa em outubro do ano passado, completa um ano no próximo mês. Conforme o presidente da Famasul, Ademar Silva Junior, o prejuízo para a balança comercial do Estado nesse ano já chega a quase 23%.
Em agosto do ano passado, foram comercializados com outros países 2,35 milhões quilos de carne bovina in natura, em agosto desse ano esse número não a 140 mil quilos, uma queda de 94,12% em comparação ao ano passado.
Além de citar a dificuldade das exportações, Ademar Silva Junior voltou a pedir mais agilidade e menos burocracia nos pagamentos das taxas da Iagro. Em pelo menos 20 municípios de Mato Grosso do Sul, os produtores ainda são obrigados a ir aos bancos para pagar a Guia de Transporte de Animais (GTA). “Precisamos facilitar esse processo porque isso gera custos e perda de tempo para os produtores”, destaca, explicando que o horário dos bancos e também das Agências da Iagro é reduzido. O governador em exercício prometeu verificar os procedimentos.
Fonte e foto: Sato Comunicação
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home