Vereador denuncia reutilização de luvas descartáveis; secretária nega e explica
O vereador de Aquidauana - 135 quilômetros a oeste de Campo Grande -, Iran Rezende (PPS), denunciou na Tribuna, durante a sessão da segunda-feira (11), que luvas descartáveis usadas pelos profissionais da secretaria de Saúde, no Posto da rua Estevão Alves Corrêa, "estão sendo reutilizadas."
Ele disse também que "500 ou mais exames de sangue estavam parados, sem andamento, no mesmo Posto de Saúde da rua Duque de Caxias, durante o período do feriado [Dia da Padroeira de Aquidauana, na sexta-feira (8), quando o vereador afirma ter visitado o Posto], porque o equipamento necessário para finalizar os trabalhos estava quebrado, segundo informações de 'gente lá de dentro' com quem conversei."
No Programa Armando Anache de hoje - das 8h às 10h15, na rádio Independente e com transmissão ao vivo, 24 horas por dia, pela internet -, veiculei a entrevista com a denúncia.
A produção do programa entrou em contato com a secretária de Saúde de Aquidauana, médica Viviane Nogueira. Ela estava pronta para entrar no ar, ao vivo, quando a ligação foi interrompida devido a algum problema técnico, não identificado naquele momento.
Em cima do tempo, para encerrar o programa às 10h15, anunciei a entrevista com a secretária para amanhã (15).
No entanto, Viviane Nogueira estava na escuta do programa e veio, desde a Vila 40, onde participava da pesagem das crianças da região - num programa de saúde que tem como objetivo evitar a desnutrição -, ao estúdio "A" da rádio Independente.
Com o padre Chico, da paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, dentro do estúdio, obtive a autorização para ficar mais alguns minutos no ar, entrevistando a secretária.
A médica Viviane Nogueira informou que "a denúncia feita pelo vereador não é verdadeira; na realidade o que há é uma permissão, da Vigilância Sanitária, para que haja a reutilização de luvas usadas durante a coleta de sengue, para exames; desde que não haja contato com quaisquer tipos de secreções oriundas do paciente."
Ela explicou que, somente nesses casos específicos, as luvas descartáveis são reutilizadas. "As luvas são usadas, apenas nesses casos, para proteger o profissional da área de saúde que auxilia na coleta do sangue que será examinado; caso haja a queda de apenas uma gota de sangue numa das luvas, o par será jogado no lixo; é o que determina a norma técnica da medicina", garantiu a secretária de Saúde, Viviane Nogueira.
Como o tempo disponível era limitado, convidei a secretária de Saúde e ela aceitou estar amanhã (15), ao vivo, comigo na rádio Independente, para falar sobre a sua secretaria e esclarecer outras dúvidas da população.
A secretária de Saúde disse que "é um prazer, sempre, estar aqui com você, na rádio Independente, onde o jornalismo é feito de forma imparcial, procurando sempre ouvir os 'dois lados' envolvidos numa mesma questão, como é neste caso da denúncia feita pelo vereador de Aquidauana."
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home