Aquidauana tem epidemia de dengue, diz secretária de Saúde
Secretária de Saúde de Aquidauana, Viviane Nogueira, diz que o município tem epidemia de dengue
A secretária de Saúde e Saneamento de Aquidauana, 135 quilômetros a oeste de Campo Grande, Viviane Nogueira, disse que o município evoluiu de "um surto para uma epidemia de dengue, pois as estatísticas mostram 327 casos da doença, notificados em nove dias, ou seja, no período de 1º a 9 de janeiro de 2007."
A secretária divulgou os números, com exclusividade, durante entrevista ao vivo no Programa Armando Anache, que apresento das 8h às 10h15 na rádio Independente. "Teremos, conforme esses dados, 5% da população com notificação de dengue, em nove dias; por isso intensificamos o combate frontal ao mosquito transmissor da doença, por meio da força-tarefa que, na semana passada, atuou no bairro Alto e nesta semana limpou todo o Guanandy, com apoio da população", disse a médica Viviane Nogueira.
Perguntei sobre a morte da paciente Roseli Ramos Martinez, 36, na segunda-feira (15). A secretária de Saúde confirmou que o exame da sorologia de Rose comprovou que ela teve "Síndrome de Choque de Dengue", que é outro tipo da doença, que tem na hemorrágica a manifestação mais grave.
Ela chamou a atenção para o atendimento médico no Pronto Socorro Municipal de Aquidauana, que "recebe pacientes de vários municípios vizinhos e, principalmente, de Anastácio, na margem esquerda do rio; onde a prefeitura só atende a população durante o horário comercial, causando um inchaço no Pronto Socorro daqui."
No Programa Armando Anache, o secretário de Obras, Mario Ravaglia; e a secretária de Saúde Viviane Nogueira
Para Viviane Nogueira, não é possível que as autoridades de Anastácio continuem com esse procedimento, atendendo a população que procura a área de saúde apenas no horário comercial. "Se ocorrer um acidente, com pessoas feridas, em Anastácio, os bombeiros farão a remoção para o Pronto Socorro de Aquidauana, que tem o dever de atender quem quer que seja; mas não podemos continuar atendendo casos de dores de cabeça, de barriga e outros que deveriam ser solucionados nos Postos de Saúde da Família, em Anastácio", disse Viviane Nogueira.
O secretário de Obras de Aquidauana, Mario Ravaglia, disse durante o Programa Armando Anache, que "a força-tarefa encerra os trabalhos de limpeza nos 70 quarteirões do bairro Guanandy, que é menor que o Alto, com 92 quarteirões e onde começamos a atuação, na semana passada; além disso, já haviamos feito dois arrastões no Gaunandy, em dezembro de 2006."
Desde a tarde de quinta-feira (25), os soldados da saúde estão no bairro da Serraria. "Até este sábado a Serraria terá um novo visual, pois estamos adiantados dois dias dentro da nossa agenda de serviço; na segunda-feira (29), na terça (30) e na quarta (31) continuaremos na limpeza do bairro da Serraria e, depois, seguiremos para o Jardim I e o Jardim II, São Cristóvão e Vila Santa Terezinha", informou o secretário Ravaglia.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home