.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Ações conjuntas garantem retomada de status sanitário, diz André

O governador André Puccinelli reafirmou hoje o compromisso de manter as ações de sanidade do rebanho
sul-mato-grossense sem que exista a necessidade de criação de uma área de restrição na fronteira. Durante entrevista à imprensa ontem (1º) à tarde na Capital, André garantiu que ainda não existem definições por parte da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) a respeito da área, que atua como “tampão” evitando o aparecimento de novos focos de febre aftosa nas regiões de fronteira com a Bolívia e com o Paraguai.


“Reativamos 11 postos da Iagro (Agência Estadual de Sanidade Animal e Vegetal), formamos oito patrulhas volantes, garantimos a presença do Estado nas fronteiras e iniciamos a vacinação na vacinação contra a aftosa em toda a região. Estamos trabalhando sério para que possamos garantir o status de área livre de febre aftosa sem a necessidade de criar essa 'zona tampão'. Vamos lutar para que não seja necessário criá-la. Mas se houver extrema necessidade, faremos com que ela não atinja diretamente municípios cujos frigoríficos mantém a economia local. Mas reafirmo que faremos tudo para evitá-la”, disse o governador.


De acordo com André, a questão ainda não foi definida pela OIE, que desde ontem mantém reuniões com o diretor do Departamento de Defesa Agropecuária do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Jamil Gomes de Souza, encarregado de defender o Estado na reconquista do status sanitário. Mesmo assim, o governador espera se reunir com autoridades paraguaias para definir um plano de erradicação da febre aftosa na região.


“Vamos conversar com as autoridades paraguaias e trabalhar em conjunto para evitar que ambos tenham as economias afetadas pela doença. Creio que as ações que já iniciamos, somadas às novas medidas que poderemos tomar em parceria com os nossos vizinhos, garantirão ao Estado o status de área livre de febre aftosa sem a necessidade de áreas de restrição.


Vacinação e controle de fronteira


O diretor-presidente da Agência Estadual de Sanidade Animal e Vegetal (Iagro), Roberto Bacha, acompanha desde ontem as fiscalizações fixas e volantes que ocorrem no Posto Esdras - divisa com a Bolívia, nas fazendas da região e no rio Paraguai. Bacha supervisiona também o início da vacinação, que vai atingir todo o rebanho de bovinos e bubalinos na fronteira com a Bolívia (Porto Murtinho, Corumbá e Ladário) e os bezerros de zero a 12 meses nos municípios de Caracol, Bela Vista, Antônio João, Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru, Japorã, Mundo Novo e Eldorado.



As fiscalizações, somadas a campanha de vacinação de bezerros, que começou hoje, formam duas frentes de combate à doença na região de fronteira. A etapa extra de imunização foi definida em janeiro, como parte da força tarefa que vai demonstrar a capacidade de vigilância do Estado sobre a sanidade animal. Outras ações que estão em andamento são o recadastramento das propriedades rurais nos 15 municípios de fronteira, a elaboração de uma legislação sanitária animal e vegetal e a vigilância ostensiva feita por equipes da Iagro.


As informações são de Marcio Breda, com foto de Rachid Waqued, da Agência de Notícias MS

Marcadores: , , ,