Bloco Curicaca da Madrugada comanda o carnaval de Aquidauana
Segundo um dos seus fundadores, Mac Intyre, o bloco era uma das alas da escola de samba Unidos da Princesa, que não desfila neste carnaval de 2008.
Fotos: Reinaldo Bezerra/Pantanal News
"Para não perdermos todo o trabalho dos bichos do Pantanal, feitos de papel machê, pelo artista plástico Odorico Filho, resolvemos criar o bloco", diz Mac. Nascido no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, Mac lembra que desde a sua infância ouvia a batucada na concentração da Banda do Leblon, que saía da rua onde ele morava com a família.
"Do meu apartamento, na Rua Venâncio Flores, via toda a agitação dos foliões da Banda do Leblon; descia para a calçada e desfilava pelas ruas do bairro com todo o pessoal", lembra Mac.
Com a desistência de desfilar, de todas as escolas de samba de Aquidauana, Mac resolveu convidar todas as pessoas que formariam uma das alas da Unidos da Princesa, mantendo a união do grupo e formando o bloco de rua Curicaca da Madrugada.
"A história do nome do nosso bloco tem tudo a ver com o Pantanal e, na realidade, a inspiração veio por meio de uma curicaca que, todas as manhãs, 'marca ponto' na torre da antiga Telems - hoje Brasil Telecom -, no Centro de Aquidauana; a partir dela fizemos com o artista plástico Odorico Filho as imagens dos demais bichos e aves da nossa região", informa Mac Intyre.
Com concentração na Rua Augusto Mascarenhas, esquina com Sete de Setembro, às 10 horas, o bloco carnavalesco Curicaca da Madrugada levou, neste sábado de carnaval, cerca de 500 foliões às ruas e teve o apoio do Trio Elétrico Jacaré Independente, da rádio Independente.
Uma seleção de marchinhas carnavalescas, além do hino do bloco, também no mesmo ritmo e com interpretação do próprio fundador Mac Intyre, levou muita alegria às ruas, fazendo com que famílias inteiras se integrassem ao Curicaca da Madrugada.
A Charanga do Barril, comandada pelo editor do jornal "O Pantaneiro", jornalista Lima Neto, tocou ao vivo, em cima do Trio Elétrico Jacaré do Pantanal, vários sucessos dos carnavais do passado.
Trio Elétrico Jacaré Independente agita os foliões, na concentração do Curicaca da Madrugada
Baianas, mestre-sala e porta-bandeira da escola de samba Unidos da Princesa participaram do desfile. No trio elétrico Jacaré do Pantanal, o Rei Momo Alessandro e a Rainha do Carnaval Marley incentivaram os súditos da folia.
O desfile do Curicaca da Madrugada terminou em frente a Panificadora Viana, na Rua Marechal Mallet, esquina com Augusto Mascarenhas, no Centro.
O Trio Elétrico Jacaré do Pantanal, com o jornalista Armando Anache, vovô Orlando de Oliveira e Valmir Amaral, permaneceu no local por mais de uma hora, tocando muitas marchinhas carnavalescas, além do hino do bloco Curicaca da Madrugada.
Bloco Curicaca da Madrugada desfila em frente à Panificadora Viana, no Centro de Aquidauana
Mac Intyre, com quepe de marinheiro na mão direita, canta a marchinha do Curicaca da Madrugada
Mac Intyre, à direita, e Armando Anache, cantam a marchinha do Curicaca da Madrugada
Blocos de "sujos" incorporados ao Curicaca da Madrugada sambam em frente à Panificadora Viana
A folia não pára, na Rua Marechal Mallet, em frente à Panificadora Vaiana, no Centro de Aquidauana
Cleber Gaeta, da Charanga do Barril, e o artista plástico Odorico Filho, ao lado de foliãs do Curicaca da Madrugada
Esta é a letra da marchinha do Bloco Carnavalesco Curicaca da Madrugada:
Letra e Música: Mac-Intyre
Arranjo Musical: Rangel Castilho
Acompanhamento musical: Charanga do Barril, de Lima Neto e músicos
"A curicaca cantou
O gato mia
No céu de Aquidauana vai raiar o novo dia (BIS)
O jacaré, o tuiuiú, a capivara...
É o Pantanal mostrando a sua cara. (BIS)
A curicaca cantou
O gato mia
No céu de Aquidauana vai raiar o novo dia (BIS)
A ariranha, o pacu, o pintado...
É a alegria deste reino encantado (BIS)"
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home