.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

sábado, fevereiro 02, 2008

Bloco Curicaca da Madrugada comanda o carnaval de Aquidauana

O bloco carnavalesco Curicaca da Madrugada estreou na folia de Aquidauana - 135 quilômetros e oeste de Campo Grande -, levando mais de 500 foliões às ruas da Princesa do Sul.
Segundo um dos seus fundadores, Mac Intyre, o bloco era uma das alas da escola de samba Unidos da Princesa, que não desfila neste carnaval de 2008.

Fotos: Reinaldo Bezerra/Pantanal News
"Para não perdermos todo o trabalho dos bichos do Pantanal, feitos de papel machê, pelo artista plástico Odorico Filho, resolvemos criar o bloco", diz Mac. Nascido no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, Mac lembra que desde a sua infância ouvia a batucada na concentração da Banda do Leblon, que saía da rua onde ele morava com a família.

"Do meu apartamento, na Rua Venâncio Flores, via toda a agitação dos foliões da Banda do Leblon; descia para a calçada e desfilava pelas ruas do bairro com todo o pessoal", lembra Mac.
Com a desistência de desfilar, de todas as escolas de samba de Aquidauana, Mac resolveu convidar todas as pessoas que formariam uma das alas da Unidos da Princesa, mantendo a união do grupo e formando o bloco de rua Curicaca da Madrugada.

"A história do nome do nosso bloco tem tudo a ver com o Pantanal e, na realidade, a inspiração veio por meio de uma curicaca que, todas as manhãs, 'marca ponto' na torre da antiga Telems - hoje Brasil Telecom -, no Centro de Aquidauana; a partir dela fizemos com o artista plástico Odorico Filho as imagens dos demais bichos e aves da nossa região", informa Mac Intyre.




Com concentração na Rua Augusto Mascarenhas, esquina com Sete de Setembro, às 10 horas, o bloco carnavalesco Curicaca da Madrugada levou, neste sábado de carnaval, cerca de 500 foliões às ruas e teve o apoio do Trio Elétrico Jacaré Independente, da rádio Independente.

Uma seleção de marchinhas carnavalescas, além do hino do bloco, também no mesmo ritmo e com interpretação do próprio fundador Mac Intyre, levou muita alegria às ruas, fazendo com que famílias inteiras se integrassem ao Curicaca da Madrugada.

A Charanga do Barril, comandada pelo editor do jornal "O Pantaneiro", jornalista Lima Neto, tocou ao vivo, em cima do Trio Elétrico Jacaré do Pantanal, vários sucessos dos carnavais do passado.

Trio Elétrico Jacaré Independente agita os foliões, na concentração do Curicaca da Madrugada
Baianas, mestre-sala e porta-bandeira da escola de samba Unidos da Princesa participaram do desfile. No trio elétrico Jacaré do Pantanal, o Rei Momo Alessandro e a Rainha do Carnaval Marley incentivaram os súditos da folia.

O desfile do Curicaca da Madrugada terminou em frente a Panificadora Viana, na Rua Marechal Mallet, esquina com Augusto Mascarenhas, no Centro.

O Trio Elétrico Jacaré do Pantanal, com o jornalista Armando Anache, vovô Orlando de Oliveira e Valmir Amaral, permaneceu no local por mais de uma hora, tocando muitas marchinhas carnavalescas, além do hino do bloco Curicaca da Madrugada.

Bloco Curicaca da Madrugada desfila em frente à Panificadora Viana, no Centro de Aquidauana

Mac Intyre, com quepe de marinheiro na mão direita, canta a marchinha do Curicaca da Madrugada

Mac Intyre, à direita, e Armando Anache, cantam a marchinha do Curicaca da Madrugada

Blocos de "sujos" incorporados ao Curicaca da Madrugada sambam em frente à Panificadora Viana

A folia não pára, na Rua Marechal Mallet, em frente à Panificadora Vaiana, no Centro de Aquidauana

Cleber Gaeta, da Charanga do Barril, e o artista plástico Odorico Filho, ao lado de foliãs do Curicaca da Madrugada

Esta é a letra da marchinha do Bloco Carnavalesco Curicaca da Madrugada:
Letra e Música: Mac-Intyre
Arranjo Musical: Rangel Castilho
Acompanhamento musical: Charanga do Barril, de Lima Neto e músicos

"A curicaca cantou
O gato mia
No céu de Aquidauana vai raiar o novo dia (BIS)

O jacaré, o tuiuiú, a capivara...
É o Pantanal mostrando a sua cara. (BIS)

A curicaca cantou
O gato mia
No céu de Aquidauana vai raiar o novo dia (BIS)

A ariranha, o pacu, o pintado...
É a alegria deste reino encantado (BIS)"

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home