.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

segunda-feira, março 31, 2008

Artigo: O inimigo não trai nunca

O inimigo não trai nunca
Por Armando de Amorim Anache (*)


O grande jornalista Nelson Rodrigues escreveu que "só o inimigo não trai nunca".
Neste ano de eleições municipais, os políticos preparam seus corações. Todos terão, certamente, fortes emoções.


Eu explico, baseado naquilo que Nelson Rodrigues escreveu.
Em Corumbá, bem como nos demais municípios, muitas pessoas, neste fim de março e início de abril, pensam que já estão eleitas. Tanto para a Câmara de vereadores quanto para a prefeitura.
Outras, aguardam ansiosas as notícias que vêm de Campo Grande, nossa Capital.

Isso me faz lembrar do ano de 2004, quando eu fui "testemunha ocular da História", embora não fosse o "Repórter Esso" do rádio.
Estava no Palácio do Governo, na Capital. Vi, num dos corredores, um político ligadíssimo ao governador Zeca do PT passar por mim e, sorrindo muito e falando alto, disse: "Ganhamos, ganhamos a convenção em Corumbá; não tem pra ninguém, o candidato a prefeito será o nosso escolhido; tentaram nos peitar e se deram mal, muito mal..."
Naquela época, o governador de Porto Murtinho brigava ao lado dos seus aliados, mesmo que nunca tivessem disputado uma eleição sequer. E ganhava!

Hoje, recebo informações do "papagaio falador", minha velha e confiável fonte, que diz: "Aqui, na Capital, não há movimento nenhum, no sentido de o homem de Fátima do Sul influenciar as eleições nos municípios; talvez a exceção seja Dourados, pois Campo Grande já tem um peemedebista no poder".

O papagaio explica: "Para que injetar recursos em campanhas políticas, enfrentando quem já está ao nosso lado? A preocupação maior é com a eleição estadual, em 2010, quando teremos que enfrentar adversários de peso. Então, que cada município lance aquele ou aquela que estiver na frente, na pesquisa de intenções de votos."

E mais: "Se for prefeito, candidato à reeleição, melhor ainda para nós; pois terá a seu favor a ´máquina administrativa´; e se for outro candidato, que o atual prefeito apoie, para que não tenhamos trabalho".
Tenho, então, que voltar á frase de Nelson Rodrigues. Se o inimigo não trai nunca, de onde virá a "traição política"?

Bem, não precisa ser médico, nem engenheiro, nem economista ou fiscal de rendas para saber.

Está na cara, meu caro Watson!

(*)Armando de Amorim Anache é jornalista e escreve no Blog do Armando Anache (www.aanache.blogspot.com) e na página "A luta de um repórter pela vida" (http://aaanache.googlepages.com/home)