'Arquiteto descalço' chega hoje a Campo Grande
O arquiteto holandês, Johan Van Lengen, autor do best seller “Manual do Arquiteto Descalço”, chega hoje ao Mato Grosso do Sul. Ele será o principal instrutor do curso “Bioconstruindo Bonito
Já na segunda-feira (7) Johan inicia, em Bonito/MS, a preparação do ambiente natural para as diferentes técnicas a serem apresentadas no curso. Toda atividade prática ficará concentrada na propriedade rural do Eco Parque
Johan Van Lengen é natural da Holanda e, nos anos 70, deixou uma ascendente carreira de arquiteto, na Califórnia, EUA, para se dedicar a melhoramentos em habitações populares. Neste sentido trabalhou para várias agências governamentais, sobretudo na América Latina. Em 1991, no México, lançou o “Manual do Arquiteto Descalço” (edição em português com 724 páginas), obra considerada fundamental para a arquitetura moderna e àqueles interessados em técnicas alternativas de construção de habitações populares, e profissionais que trabalham em pequenas comunidades ou mesmo em prefeituras de pequenas cidades.
A obra é uma espécie de “bíblia” para quem trabalha com soluções ecológicas em obras e acabou transformando Van Lengen no “papa da bio construção”. O livro reúne diversas técnicas tradicionais de construção com materiais locais incluindo desde o planejamento de uma casa até a adequação ao clima, uso da água e de energias consideradas limpas, como é o caso da solar e eólica.
No Brasil, fundou o Instituto de Tecnologia Intuitiva e Bio-Arquitetura (TIBÁ),
Últimas Vagas
O curso sob a instrução de Van Lengen, em Bonito, é voltado para profissionais e acadêmicos de turismo, biologia e turismo. Já conta com inscritos do Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Curitiba/PR, Recife/PE, Rondonópolis/MT, Campo Grande/MS, Ponta Porá/MS e Dourados/MS além da própria cidade de Bonito. De acordo com a organização restam poucas vagas e a turma já deverá ser fechada antes da primeira aula.
Limitado a apenas 30 inscritos, o “Bioconstruindo Bonito
O “Bioconstruindo Bonito
As informações e as fotos são do jornalista Ariosto Mesquita
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home