Pintor Jorapimo é um dos homenageados no 5° Festival América do Sul
O pintor Jorapimo, 71 anos, será um dos artistas homenageados no 5° Festival América do Sul (FAS), que acontecerá de 30 de abril a 4 de maio, em Corumbá.
José Ramão Pinto de Moraes, mais conhecido como Jorapimo, nasceu em Corumbá em 1937 e começou a pintar na década de 1950. Fascinado pelo universo criado pelos mestres Gauguin e Cézanne, Van Gogh, Lasar Segall, Anita Malfatti e Cândido Portinari, Jorapimo abraçou o expressionismo que, entre outras possibilidades, busca "deformar" a figura para ressaltar o sentimento. Para dar forma às suas obras, o artista utiliza a técnica da espátula.
O Pantanal é sua grande inspiração. Jorapimo retrata a natureza e o homem que nela vive. Pinta também, com nostalgia, casarios do porto de Corumbá, barcas e pescadores. E é quando focaliza os camalotes, planta aquática que domina as vazantes e corixos pantaneiros, que o artista consegue extravasar com mais emoção o amor à sua terra.
O corumbaense já participou de diversas mostras coletivas e individuais em Campo Grande, Corumbá, Cuiabá, São Paulo, Rio Claro, Campinas e Vitória. Suas obras já foram expostas também no Japão, Alemanha, Estados Unidos, Paraguai, Bolívia e Uruguai.
Jorapimo é um dos fundadores da Associação Mato-grossense de Artes (AMA). Segundo a crítica de arte Aline Figueiredo, Jorapimo foi o introdutor da pintura moderna no Estado. "Quando o conheci, em 1965, ele já fazia uma pintura expressionista, de colorido vibrante, amplas superfícies de cores chapadas, cujas texturas dos golpes de espátula constituíam então a sua novidade. Ele sempre foi um entusiasta, um pioneiro agindo sozinho e contribuindo para incrementar a arte corumbaense. É presença importante na vida cultural da cidade", afirmou.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home