'O Pantaneiro' deverá publicar pesquisa eleitoral
No mural do Cartório Eleitoral, está a confirmação: o jornal "O Pantaneiro", foi autorizado a publicar a primeira pesquisa sobre intenção de voto para prefeito, dos eleitores de Aquidauana.
A decisão, de 29 de maio, é do juiz eleitoral, Aldo Ferreira da Silva Junior. A "Tendência Pesquisa Eleitoral Ltda." foi contratada pela "Organizações Pantaneira de Serviços Gráficos Ltda.", que edita o jornal semanário "O Pantaneiro", em Aquidauana.
A pesquisa foi realizada no período de 17 a 19 de maio. Foram ouvidas 401 pessoas na área urbana do município, nos distritos de Piraputanga e Camisão; além das aldeias indígenas Buriti, Ipegue, Córrego Seco e Colônia Nova.
A técnica utilizada foi a de abordagem pessoal, com questionário pré-estruturado. A responsável pela metodologia da pesquisa eleitoral foi a estatística Vera Lúcia Candiani, registrada no CONRE (Conselho Regional de Estatística), 3ª região, sob o número 5.826.
Foram realizadas entrevistas, seguindo um formulário, também registrado na Justiça Eleitoral. As pessoas responderam às perguntas, nas formas espontânea e com o uso do disco: "Em que você votaria para prefeito [de Aquidauana, se a eleição fosse hoje]?
Nas respostas, os nomes de Doutor Alex, Fauzi Suleiman, Mauro do Mercado Atlântico, Raul Freixes, Zelito Ribeiro, Não sei/indeciso e Nenhum.
Para saber o índice de rejeição dos candidatos, foi feita a pergunta "Em quem você não votaria de jeito nenhum para prefeito?"
Com o uso do disco - onde a pessoa entrevistada vê todos os nomes dos prováveis candidatos a prefeito - foi feita uma simulação, para saber qual o preferido, entre dois políticos.
Na primeira hipótese, estavam os nomes de Fauzi Suleiman, Raul Freixes, Não sei/indeciso e Nenhum.
Na segunda opção, Fauzi Suleiman, Zelito Ribeiro, Não sei/indeciso e Nenhum.
Os resultados deverão ser publicados na edição de amanhã (6), do jornal "O Pantaneiro", conforme disse ao blog o colega Rhobson Tavares, da editoria do semanário mais antigo e tradicional da região.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home