.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

quarta-feira, junho 04, 2008

Apelo dos Febianos aos verdadeiros patriotas

O blog recebe e publica a carta abaixo:



Apelo dos FEBIANOS aos verdadeiros patriotas

Carta do Sr. Osnélli Martinelli
Presidente da ANVFEB - Seção Regional Rio de Janeiro (*1)

Prezados Internautas Conhecidos ou Desconhecidos

Para quem ainda não sabe, sou Presidente da ANVFEB (Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira), sita à Rua das Marrecas, 35 - Centro, Rio de Janeiro, RJ, telefone (21) 2532-1933. E-mail: anvfeb@uol.com. br

Em todo o mundo, principalmente na Europa e nos EUA, organizações congêneres têm todo apoio dos governos e de inúmeras empresas particulares. Aqui, sobrevivemos exclusivamente das modestas contribuições mensais de VINTE REAIS dos nossos associados. Já houve quem perguntasse o motivo de cobrarmos tão pouco. Nossos Sócios Efetivos, Veteranos da 2ª Guerra Mundial, são todos octogenários e nonagenários, muitos dos quais com sérios problemas de saúde e/ou de finanças, não podendo pagar mais do que isto. Entenda-se por Veteranos os militares da ativa e da reserva do Exército, do 1º Grupo de Caça e da ELO (Esquadrilha de Ligação e Observação) que pisaram solo italiano, em 1944/45, durante as operações bélicas, juntamente com os Aliados, em combate aos nazi-fascistas que pretenderam dominar o mundo.

Os Veteranos, em razão da idade avançada, estão morrendo, em média, mais de um por dia, o que determina a diminuição mensal da nossa receita. Em números redondos, dos 25.000 febianos restam apenas 4.000, espalhados pelo Brasil, sendo que poucos ainda se mantêm como associados.

Por esses motivos e pela necessidade de preservação da MEMÓRIA DA FEB, passamos a admitir Sócios Especiais, numa tentativa de manter a modesta existência da nossa Associação, também tida como a CASA DA FEB, mas, por enquanto, pequeno tem sido o resultado.
Assim sendo, resolvi recorrer aos amigos, colegas e internautas, conhecidos ou não, pedindo que se associem, como Sócios Especiais, mediante a contribuição trimestral de sessenta reais. Sobre Proposta, fotos e carteirinha falaremos depois aos interessados.

O motivo da cobrança trimestral é muito fácil de entender: economia de papel (boletos bancários), postagem e taxa de cobrança bancária.
Temos apenas oito funcionários, pois vários já foram despedidos, por medida de economia, em Administrações anteriores. (*2)

Nossos Diretores não recebem qualquer tipo de remuneração e, freqüentemente, ainda fazem pequenas doações para ajudar a Associação.

Nosso Museu, no andar térreo, tem boa freqüência diária de visitantes(* 3); nosso Serviço Social é bastante solicitado, pessoalmente ou por correspondência.

Esta, prezados compatriotas, a nossa difícil situação. Ajudem-nos a manter viva a preservação e difusão dos feitos de nossos “pracinhas”, nos combates da Itália, onde, até hoje, os Veteranos são recebidos com o maior carinho, como libertadores de muitas cidades e vilarejos, até então ocupados por nazi-fascistas alemães e italianos; ademais, nossas tropas sempre trataram a população italiana com fidalguia, ajudando-a de todas as formas possíveis.
Meus prezados, desde já agradecendo qualquer reação favorável a esta iniciativa, alinharei, ao pé deste, alguns dados sobre nossa participação na 2ª Guerra Mundial.
Mui cordialmente,
Osnélli Martinelli
Presidente ANVFEB - Rio de Janeiro

BREVE HISTÓRICO DA FEB (FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA):

1. 21 submarinos alemães e 2 italianos afundaram 36 navios mercantes brasileiros, causando 1074 mortes, além de 1691 náufragos; este o principal motivo de o Brasil declarar guerra aos países do “Eixo”.

2. Lutaram contra a FEB 9 Divisões alemãs e 3 italianas, causando 457 mortes, 2064 feridos, 35 prisioneiros.

3. Principais vitórias: Massarosa, Camaiore, Monte Prano, Monte Acuto, San Quirico, Gallicano, Barga, MONTE CASTELLO, La Serra, Castelnuovo, Soprassasso, MONTESE, Paravento, Zocca, Marano su Panaro, Collecchio e FORNOVO, onde a FEB aprisionou 2 Generais, 493 oficiais e 19679 praças.

4. A FAB, com o 1º Gr Caça, teve abatidos 16 aviões com perda de 8 aviadores. Por seu desempenho, teve rara e honrosa citação do Congresso dos Estados Unidos.

5. A MEMÓRIA da notável participação do Brasil na SEGUNDA GUERRA MUNDIAL é o principal escopo, não só da ANVFEB, que tenho a honra de presidir, mas também deste apelo que faço aos internautas da minha esclarecida lista de correspondentes.

6. DESDE, JÁ MUITÍSSIMO OBRIGADO AOS QUE ATENDEREM A ESTE APELO.

(*1) Na época em que foi feito este apelo, o Cel Osnelli Leite Martinelli era Presidente da ANVFEB. Faleceu em 10 jan 2008.
(*2) Estes oito funcionários já foram despedidos.
(*3) O Museu se encontra fechado