.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

quinta-feira, agosto 15, 2013

EXCLUSIVO - CGU e PF invadem Prefeitura e apreendem documentos da administração Fauzi Suleiman

Policiais federais realizam Operação Teto de Vidro, cumprem mandado de busca e apreensão expedido pela 5.ª Vara Federal e levam cerca de 40 processos de licitação e execução de contratos da secretaria de Saúde

Fotos: © Armando Anache/Pantanal News®
Policiais federais, da Superintendência Regional e comandados pelo delegado Fabrício [preferiu não revelar o sobrenome à reportagem], fizeram cumprir, a partir das 6h desta quinta-feira (15), um mandado de busca e apreensão, relacionado a área da Saúde da Prefeitura de Aquidauana e dentro da Operação Teto de Vidro, 135 quilômetros a oeste de Campo Grande.
Eles acompanhavam um agente da CGU (Controladoria Geral da União), cuja sede fica em Brasília, DF. Na sede da prefeitura, foram recebidos pelo procurador jurídico, advogado Heber Seba Queiróz, que foi chamado na sua casa, quando se preparava para acompanhar o prefeito José Henrique Trindade (PDT), nas festividades de aniversário de Aquidauana, que comemora 121 anos hoje (15). A secretária de Administração, advogada Mary Stella Martins, também foi chamada e atendeu a equipe que cumpria o mandado de busca e apreensão.
Foram selecionados cerca de 40 processos licitatórios, e as respectivas comprovações das execuções dos mesmos, pela secretaria de Saúde, no período de 2009 a 2012, quando Fauzi Suleiman (PMDB), era prefeito. Suleiman já havia sido afastado, por três vezes, durante o seu mandato, acusado de supostas irregularidades administrativas, denunciadas pelo vereador Wezer Lucarelli (PDT) e acatadas pelo Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul, por meio da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e Social. Reeleito em 2012, Fauzi Suleiman acabou sendo cassado pela Justiça Eleitoral e, no seu lugar, conforme determina a Lei Eleitoral, assumiu o segundo colocado, José Henrique Trindade (PDT).
O juiz Dalton Igor Vita Konrado, da 5.ª Vara da Justiça Federal, em Campo Grande (MS), nos autos do processo número 00112241-09.2012.403.6000, determinou a busca e apreensão dos documentos. Segundo informações de alguns funcionários da prefeitura, os policiais federais e o representante da CGU buscavam, principalmente, processos de licitação relacionados às empresas Cirumed, Centromed e Briato, que ganharam licitações na secretaria de Saúde de Aquidauana, no período de 2009 a 2012.
Foram vasculhados todos os arquivos metálicos, onde são guardados esses tipos de documentos, tanto da sede da prefeitura, quanto no prédio ao lado, da secretaria de Saúde.
Iniciada às 6h, a Operação Teto de Vidro foi encerrada, na prefeitura de Aquidauana, às 10h, quando o delegado e os agentes da Polícia Federak, juntamente com o representante da CGU, deixaram os prédios, levando os documentos apreendidos, que serão analisados em Campo Grande.
Durante toda a Operação Teto de Vidro, o prefeito de Aquidauana, José Henrique Trindade, na manhã de feriado municipal, cumpriu a agenda programada: Alvorada festiva, às 6h; hasteamento das bandeiras do Brasil, do Mato Grosso do Sul e de Aquidauana, às 7h30; e desfile cívico, escolar e militar, a partir das 8h30, no palanque montado na Rua Estevão Alves Corrêa esquina com a Manoel Antônio Paes de Barros.
Para o prefeito, todas as irregularidades devem ser apuradas, apontando e mostrando à população os responsáveis -caso sejam identificados, no fim das investigações- por quaisquer irregularidades no trato com o dinheiro do povo, que não aguenta mais ver políticos cometendo supostos atos de corrupção.
Presente no local do desfile, o deputado estadual Felipe Orro (PDT), que foi prefeito de Aquidauana de 2001 a 2008, disse apoiar toda e qualquer operação da CGU, da Polícia Federal e da Justiça, para apurar supostas irregularidades, ainda mais em uma área tão preciosa à população, a secretaria de Saúde do município.