Lula fala para cegonheiros e evita abordar a crise
A primeira, escrita pela colega Yara Aquino, da Agência Brasil. A segunda, de autoria de Soraya Aggege, do Globo em São Paulo (vamos citar as fontes, caros colegas).
Para quem cursa comunicação social, ambas servem para um estudo de jornalismo comparado. Leia e envie o seu comentário, leitor atento à crise que assola o país.
Lula destaca em São Bernado do Campo conquistas dos cegonheiros
Yara Aquino, Repórter da Agência Brasil, Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou hoje, durante a 10ª Festa dos Cegonheiros, na Estância Alto da Serra, em São Bernardo do Campo (SP), o importante papel das cooperativas para os caminhoneiros. "Quando assumi a presidência da República era quase impossível pensar em criar cooperativas de crédito e de consumo. Hoje, chegando aqui, recebo a notícia da direção dos cegonheiros que já tem funcionando, e bem, uma cooperativa de consumo. Agora mesmo foi consquistada uma cooperativa de crédito para que vocês possam ter acesso a crédito mais barato para, inclusive, comprar seu próprio caminhão". Lula disse que entregou à direção do Sindicato Nacional dos Cegonheiros um documento com um programa especial do governo para permitir que os caminhoneiros tenham financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para comprar veículos novos com juros menores. Segundo Lula, os caminhões usados podem servir como contrapartida para a compra. Também será possível financiar a compra de caminhões com menos de sete anos de uso. O presidente destacou a importância do trabalho dos caminhoneiros para o desenvolvimento do país. "Se não fossem os caminhoneiros, os cegonherios, o Brasil não seria o que é, não teria chegado onde chegou, por que é através dos caminhoneiros, dos cegonheiros, que conseguimos desenvolver nosso país", afirmou. Lula recordou que quando ainda presidia o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo dos Campos e Diadema recebeu um grupo de cegonheiros interessados em criar um sindicato e hoje a categoria já está totalmente organizado e com ampla representatividade. "Vocês conseguiram criar uma direção que pudesse falar verdadeiramente em nome dos cegonheiros brasileiros, por que vocês criaram o sindicato nacional", disse. O presidente também falou dos tempos difíceis que a categoria enfrentou. "Lembro do tempo em que os cegonheiros praticamente não tinham a possibilidade de negociar com as indústrias o preço do frete e todos nós sabemos que não é justo que aquele que carrega o caminhão e entrega o frete na porta do freguês fique com uma fatia insignificante. E isso só pôde ser conquistado com muita organização de vocês, com muita confiança entre o sindicato e os trabalhadores", afirmou. Promovida pelo Sindicato Nacional dos Cegonheiros, que tem sede em São Bernardo do Campo, a festa reuniu cerca de 6 mil pessoas, entre frotistas, motoristas, familiares e convidados.
Em discurso, Lula evita crise política
Soraya Aggege - O Globo, SÃO BERNARDO DO CAMPO - A crise política não está na agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Neste domingo, pelo segundo dia consecutivo, Lula se reuniu com trabalhadores do ABC paulista, seu berço político. Distribuiu autógrafos, abraços, e adotou um discurso discreto, evitando citações políticas. O tom de Lula, em um breve discurso para cerca de 3.000 cegonheiros ligados ao sindicato nacional da categoria, foi mais discreto do que usou na sexta-feira, quando afirmou, no Rio, que não nasceu ainda quem possa discutir ética com ele e que a elite não o fará baixar a cabeça. Lula preferiu falar dos aspectos positivos do seu governo na área dos transportes: - Nós herdamos mais de 38 mil quilômetros de estradas (federais) praticamente intransitáveis. Eu fico me perguntando às vezes: o que era feito neste país que nem a manutenção de estradas era feita. O presidente falou rapidamente e quebrou o protocolo, convocando o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, a anunciar melhorias para os cegonheiros. Nascimento disse que Lula já autorizou neste ano R$ 6,5 bilhões para a recuperação de rodovias.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home