.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

quinta-feira, agosto 04, 2005

Cláudio Humberto: Planalto quer as fontes da coluna

Já escrevi aqui no blog sobre a questão do sigilo da fonte, uma garantia constitucional para os jornalistas profissionais. O leitor deve estar lembrado da fonte do blog que disse ter visto o deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ), almoçando aqui na região do Pantanal. Escrevi, naquela época, que nem sob tortura revelaria o nome da pessoa que havia me passado a informação.
Na sua coluna de hoje, publicada no site "Pantanal News", o colega Cláudio Humberto conta a pressão que sofre por ter publicado notícia exclusiva.
Leia abaixo:
Planalto quer as fontes da coluna
A pretexto de apurar “possíveis vazamentos de informações sigilosas”, o Palácio do Planalto solicitou a “colaboração” desta coluna para revelar as fontes da notícia que publicamos com exclusividade, no dia 9 de julho: a mensagem em que o delegado Mauro Marcelo, então diretor da Agência Brasileira de Inteligência, chamou a CPI dos Correios de “picadeiro” de “bestas-feras”. A agressão do diretor trapalhão não inspirou sindicância.
Perplexidade
Causou perplexidade no presidente da CPI, senador Delcídio Amaral (PT-MS), a tentativa do Planalto de identificar as fontes da coluna: “Isso não faz sentido em um País que respeita a liberdade e os direitos dos cidadãos”.
Quem assina
Designado para presidir a sindicância sobre “possíveis vazamentos de informações sigilosas”, o general Wellington Fonseca é quem assina o ofício nº 011-SIND, de 3 de agosto, instando esta coluna a revelar suas fontes.
Nem pensar, general
Em resposta ao general do Palácio do Planalto, o colunista alegou – em defesa do exercício da profissão – que tem o dever de proteger suas fontes, lembrando direito assegurado na Constituição e na lei.
Caça às bruxas

O general do Gabinete de Segurança Institucional quer mais. Quer saber se o colunista entrevistou arapongas da Agência Brasileira de Inteligência ou se mantém “contatos freqüentes” ou “amizade” com servidores da Abin.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Meu caro jornalista,
Este fato só vem demostrar a quanto anda a relação de respeito deste governo com as caras instituições democráticas. Espero que não venha a ser a ponta do iceberg que ainda tem discursos ufanistas e irreais a la Fidel, desmoralização das forças armadas, desarmamento do cidadão, ortodoxia econômica, aparelhamento do Estado, corrupção generalizada, impunidade/perseguição política e outros distúrbios que chamaria lulísticos.
Abs, Carlos
www.euodeiolula.blig.ig.com.br

quinta-feira, agosto 04, 2005 10:48:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Meu caro,
Kd a Reportagem? acabei de ver o Suplici falando na CPI tendo como prova a sua matéria, e o Roberto dizendo q é mentira.
Caramba, o cara quase comeu a impressão.
Quem não deve não teme . imprima isso e sai colando en tuido quanto é poste.

quinta-feira, agosto 04, 2005 4:50:00 PM  

Postar um comentário

<< Home