.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

domingo, agosto 07, 2005

Correio do Estado: Suplicy disse a Delcídio do Amaral que vai localizar dona do restaurante

O blog publica notícia da edição de hoje do jornal "Correio do Estado", de Campo Grande:
Senador vai entrar em contato com dona de restaurante que viu Marinho com petebista
Suplicy apura reunião de Jefferson em Anastácio
Eduardo Suplicy disse a Delcídio do Amaral que vai localizar dona do restaurante
Neiba Ota
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou ao presidente da CPI dos Correios, senador Delcídio do Amaral (PT-MS), que está procurando contato com a empresária de Anastácio, dona de restaurante na beira da prainha, para confirmar a reportagem publicada no blog – diário virtual – do jornalista Armando Anache, que afirma a relação entre o ex-diretor dos Correios Maurício Marinho e o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), que estiveram juntos almoçando em seu estabelecimento. “O próprio Eduardo Suplicy disse que vai entrar em contato com a empresária, depois, vamos tomar providências e a comissão vai ver se deve convocá-la”, comentou o senador Delcídio do Amaral. Durante o depoimento na CPI do Mensalão, ao receber das mãos do senador Eduardo Suplicy a reportagem do blog, Roberto Jefferson saiu do sério e rasgou o papel. A atitude do deputado, segundo Delcídio do Amaral, incentivou o senador Suplicy a apurar o fato. “Ele disse que assim que conseguir entrar em contato, vai comunicar à CPI dos Correios”, disse.

A matéria completa você encontra no jornal Correio do Estado

Comentário do blog: Na manhã de ontem (6), o senador Suplicy telefonou para mim, direto de São Paulo. Estava chegando à reunião da executiva nacional do PT. Perguntou, gentilmente, se havia alguma novidade aqui no Pantanal. Informei que a única alteração era no tocante à minha fonte - que concedeu entrevista afirmando ter visto o deputado Jefferson comendo peixe no seu restaurante, em companhia do aquidauanense Maurício Marinho - que agora tenta mudar a versão inicial.
Ressalto ao leitor do blog que, anteriormente, jamais havia falado com o senador paulista, nem mesmo profissionalmente. Fazendo uma entrevista, por exemplo. Nem sabia, também, que a entrevista - postada em 30 de junho, portanto há mais de um mês - deste modesto blog iria ser usada por ele na CPI do Mensalão, em Brasília. Não fui avisado previamente.
Ela se esquece que a sua entrevista está gravada em fita. Não fui eu quem afirmou ter visto o deputado fluminense no Pantanal, em companhia de Maurício Marinho. Foi ela. O testemunho é dela, da minha fonte. Confirmou em três dias distintos e também no quarto dia, quando me chamou, com medo de ser chamada para a CPMI dos Correios. Informei que não havia risco quanto a isso, pois ela não havia sido identificada. Agora, nesta semana, a minha fonte resolveu se identificar à repórter Claúdia Gaigher, da TV Morena, afiliada da Rede Globo, quebrando assim o pacto de silêncio e de sigilo.
Portanto, estou à vontade para divulgar a fita com a entrevista concedida por ela, que agora tenta negar tudo.
Vou entregar o material jornalístico à CPMI dos Correios e ao senador Eduardo Suplicy (PT-SP), pois não posso admitir que, agora, depois de todo o trabalho de apuração, tentem mudar as versões, como se eu fosse o responsável por "induzir" a fonte a falar sobre o deputado Roberto Jefferson.
Aviso aos navegantes: Aqui no Pantanal também existem jornalistas profissionais. Não sou o melhor e talvez não seja o pior, mas sou um deles. Profissional mesmo. Jornalista por formação!
E as leis que valem no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde estudei, estão em vigência por aqui também. Aqui é território brasileiro, mesmo estando a apenas 290 quilômetros a leste da fronteira com a Bolívia.
Jornalista relata fatos. Ouve testemunhas que presenciaram fatos. Apura tudo da melhor maneira possível, depois de extensa e exaustiva checagem.
Jornalista não cria fatos. Quem relata ao jornalista é a fonte. Depois, não adianta querer mudar a versão. Não faltaram alertas feitos por mim sobre a gravidade das informações passadas e confirmadas.
O leitor, onde quer que esteja, vai ouvir em breve a entrevista gravada. Tire as suas conclusões depois, ok?

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Caríssimo Armandinho, creio que você deve entregar o material jornalístico em mãos do senador Suplicy. Dessa forma, a CPMI retornará ao foco inicial, que é a corrupção nos Correios. E a degravação da fita provará que Roberto Jefferson mentiu aos parlamentares, fato que de per si constitui quebra de decoro. Assim, você estará dando, quem sabe, a maior contribuição de um jornalista aos trabalhos da comissão. Shallon!!!

domingo, agosto 07, 2005 2:50:00 PM  
Blogger Armando de Amorim Anache said...

Caro Geraldo,
Muito obrigado pelo comentário e "Shallon para você também, pois somos "brimos" árabes e judeus e vivemos pacificamente neste país chamado Brasil.
"Shallon", que é PAZ; "Allah Wackbar" que significa "Deus é Grande" e "Chuckran", que é obrigado em português.
"What a wonderful world", ou "que mundo maravilhoso" temos neste Brasil, não é mesmo? Viva a paz!! (No blog é permitido o uso de exclamações).

domingo, agosto 07, 2005 10:48:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Armandinho:

Sinto muito, mas tenho conhecidos que moram no lugar e dizem que sua reportagem é uma mentira.O local é público. E eles não foram vistos lá.Como você informou. Sua fonte desmente porque viu a seriedade do que foi dito.Se você queria aparecer, conseguiu. Mas deveria tomar cuidado, pois você será facilmente desmentido.
O Roberto Jeferson não é nenhum santo. Mas tentar desacreditá-lo é inútil, pois cada vez que ele fala uma coisa no outro dia aparece que a história é verdadeira e cai alguém do governo. Você tem amor ao Brasil? Acha justo, tentar acobertar essa lama toda? Pense na sua responsabilidade como jornalista e cheque se realmente
elas dizem a verdade. Eu sei que o jornal vende mais com os furos de reportagem, mas nesse caso envolve
o Brasil de uma forma muito séria!
Assim, a verdade vai aparecer e vai ficar a sua palavra e sua gravação contra um fato que jamais ocorreu. Só lembrando: Na fita do Marinho ele fala: "somos três, esse é um esquema com o governo"! Percebe volta sempre ao ponto de origem.
Espero que isso sirva para alguma reflexão, e que leve em consideração o que é melhor para o Brasil.
Obrigada

segunda-feira, agosto 08, 2005 9:38:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Caramba, se tem um senador que não deveria levar esse assunto para a pauta da CPI, chama-se Eduardo Suplicy. É desestimulante assistir suas participações enevoadas, desamparadas de oratória consistente e com grandes sinais de falta de noção. Eduardo Suplicy não está batendo bem. Quanto a reportagem, torceremos para que seja verdade, queremos ver o país pegar fogo...

segunda-feira, agosto 08, 2005 10:10:00 AM  
Blogger Armando de Amorim Anache said...

"Tenho conhecidos no lugar e dizem que a reportagem é uma mentira...". Acho interessante essa linha de argumentação do leitor, que tem todo o direito de urilizar este espaço democrátrico. Só que eu "coloco a cara parafora da janela para levar tapas", pois me identifico, e não uso do anonimato. Engraçado: Não veiculei a reportagem, a entrevista que fiz com a minha fonte e, no entanto, o prezado e estimado leitor diz que é mentira. Sem ao menos ouvir o conteúdo! Ah, ah, ah !! Tente outra, caro leitor que tanto prezo e que tem todo o direito de discordar deste repórter. No entanto, discordar sem ao menos conhecer o conteúdo do material jornalístico que tenho comigo; aí já e demais, não é mesmo? Obrigado por escrever. Suas críticas serão sempre bem-vindas. Mas exprimir juízo de valor sem saber o que eu tenho ..., aí é demais, ok? Escreva sempre.

terça-feira, agosto 09, 2005 2:38:00 AM  

Postar um comentário

<< Home