.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

quarta-feira, agosto 17, 2005

Freire critica ato pró-Lula: A corrupção está no governo

O blog publica notícia divulgada pelo PPS (Partido Popular Socialista), na internet:
“Fazer uma manifestação contra a corrupção e a favor do governo Lula é complicado porque a corrupção está no governo Lula”, disse o deputado Roberto Freire (PE), ontem (16), ao comentar o ato público promovido pelo MST, CUT e UNE na Esplanada dos Ministérios e em frente ao Congresso Nacional. O deputado, que participou do programa Fala Brasília, da TV Record, acha que esse protesto só não teve a expressão do contraditório, ou seja, das pessoas que estão descontentes com o governo Lula, porque foi feito em Brasília, onde os manifestantes cruzam um caminho onde não há grande circulação de pessoas, lojas comerciais ou residências. Apenas os prédios dos ministérios.
“Se fosse feita em São Paulo, no Rio de Janeiro ou em qualquer outra capital, seria difícil não cruzar com os muitos cidadãos contrários ao governo”, afirmou. Na avaliação de Freire, o presidente Lula tem, atualmente, “a capacidade de mobilizar poucos”, por causa da decepção que os escândalos de corrupção envolvendo o PT e o governo estão causando na sociedade.
As informações sobre os desdobramentos da crise, disse Freire, têm chegado com uma rapidez que não existia quando o ex-presidente Collor sofreu o processo de impeachment. “As televisões transmitem um depoimento aqui com um teor e outro na sala ao lado desmentindo aquelas declarações. A internet coloca toda a crise em tempo real para a cidadania, que ali se informa, opina e debate”, observou.
Impeachment
Quanto à possibilidade de impeachment de Lula, Freire afirmou que o presidente da República não pode impedir o livre funcionamento do Poder Legislativo, conforme determina a Constituição. “Se houver cassação de parlamentares por causa do mensalão, fica caracterizado que houve essa interferência, configurando, então, crime de responsabilidade. Com esse crime, há motivo para impedimento”, analisou.
O impeachment, entretanto, é um julgamento político, não judicial, ressalvou Freire. “É um remédio extremo, mas é constitucional. Talvez seja melhor ter um impedimento que um presidente fraco, tutelado”, disse.