.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

quarta-feira, agosto 17, 2005

Para Tuma, é difícil que doleiro se beneficie com a delação premiada

O blog publica notícia da Agência Senado:
O senador Romeu Tuma (PFL-SP) disse, nesta manhã, em entrevista à TV Senado, achar difícil que o doleiro Antônio Oliveira Claramunt, o Toninho da Barcelona, consiga obter o benefício da delação premiada, como está querendo, pois já foi condenado a 25 anos de prisão. Disse ainda que a CPI não pode negociar tal acordo e que isso já foi sinalizado pelo Ministério Público.
Tuma lembrou que o doleiro quer fazer novas revelações à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios, em audiência pública a ser realizada no Senado. O senador disse que ele fez essa exigência ontem, durante a audiência em São Paulo com integrantes da CPI. Na nova audiência, observou o senador, o doleiro levantaria outros pontos importantes sobre o envio ilegal de dinheiro para o exterior.
Ainda na entrevista, Tuma disse que estranha o fato de Toninho ter sido obrigado a assinar um documento na prisão, responsabilizando-se pela sua própria vida.
- Nunca vi isso - disse o senador, que já foi diretor da Polícia Federal.

Comentário do blog: O leitor deve prestar muita atenção nas palavras do senador Tuma. Ele entende do que fala. Ele já foi diretor da Polícia Federal. Conhece esse mundo do crime que ajudou a combater. Causa grande estranheza, realmente, o doleiro ter sido obrigado a assinar um documento, como ressalta o senador Tuma, "responsabilizando-se pela própria vida".
Eu também nunca vi isso em todos esses mais de 28 anos de reportagem. Nunca mesmo! Com exclamação e tudo o mais.
O doleiro Toninho da Barcelona já denunciou, na revista Veja desta semana, que políticos teriam interesse na sua morte. E agora mandam o preso assinar documento "responsabilizando-se pela própria vida"? E o Estado, fica como nessa situação? O preso, condenado pela Justiça, tem o direito de ter a sua vida garantida e preservada pelo Estado.
Senão, estaremos de volta ao tempo das cavernas.