.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

sexta-feira, setembro 16, 2005

Blog do Moreno: Severino deve renunciar na terça-feira

Publico abaixo a terceira e última parte da entrevista exclusiva do excelente jornalista Jorge Bastos Moreno, que ele acaba de publicar no seu Blog do Moreno, no Globo Online (a primeira e a segunda partes estão publicadas mais abaixo, aqui no blog, em postagens anteriores):

EXCLUSIVO! EXCLUSIVO! EXCLUSIVO!
SEVERINO PARTE FINAL
Bem, agora que o Noblat e o César Maia dormem os sonos dos justos, eu revelo: Severino deve renunciar ao mandato nesta terça-feira. O Noblat sabia, pois já postou no seu blog várias matérias da edição desta sexta-feira do Globo, menos a manchete, que é minha. Não fez de pirraça. Pois é, a revelação está na edição do Globo de hoje que você pode ler neste site.
Eu explico como obtive essa informação. Na minha conversa com Severino, ele não abriu diretamente o jogo, insinuou que faria isso. Estava contrariado por ter que fazer isso. Achava, como disse aqui, que a opinião pública acharia que a renúncia é confissão de culpa. Sei que muitos não vão acreditar no que vou dizer aqui. Mas tenho 30 anos de profissão e não jogaria isso fora acreditando em versões mirabolantes. Eu não ouvi isso dele. Ouvi de pessoas próximas a ele: Severino só tem o salário de deputado para se sustentar. Piada? Não. Ele está endividado. Vive de favor na casa da filha em Recife. Sua vida financeira sempre foi desorganizada. Vive nas mãos de agiotas. Bom, podem dizer alguns: ele recebia mensalinho, mensalão ou coisa parecida. Se recebia, gastou. Eu não sei se recebia. Eu não provo nada. Pois bem, a verdade é que o homem está na lona, na lona política e na lona financeira. Acreditem se quiserem. Voltemos ao mandato. Ele fará um discurso se defendendo e aí renuncia. Tem horas que ele aceita essa solução. De vez em quando tem uma recaída. Mas deve mesmo renunciar. Essa informação eu obtive de pessoas que estiveram com ele ao longo do dia de ontem. A família quer, os amigos querem e os advogados recomendam. É pagar pra ver.

Comentário do blog: Esperei até agora o colega cuiabano Jorge Bastos Moreno, do jornal "O Globo", de Brasília. Sabia que, nesta madrugada, ele publicaria mais este "furo" de reportagem.
Parabéns a ele, não é mesmo? Já enviei, há pouco, um comentário para o Blog do Moreno, elogiando pela informação exclusiva, que repito aqui neste modesto blog pantaneiro.
Estou acordado, ainda, caro Moreno. Ouvindo a Rádio Independente - que fica 24 horas no ar - em cadeia com a Rede Jovem Pan Sat durante a programação da madrugada (22h30 às 6 horas da manhã, no horário do Pantanal Sul); e recordando dos bons e velhos tempos vividos nos anos 1970, no Liceu Salesiano de Nossa Senhora Auxiliadora, de Campinas, SP; graças ao filme "A Noviça Rebelde / The Sound Of Music", que a Rede Globo de Televisão exibe nesta madrugada. Nas noites dos domingos, o Liceu exibia no seu cinema particular - infelizmente demolido anos atrás - filmes de sucesso. "A Noviça Rebelde" era um dos mais vistos por nós, alunos na faixa etária dos 10 aos 17 anos. De tempos em tempos, ele sempre voltava a entrar em cartaz. Eu era um dos alunos que ajudava a estender a grande tela - removível lateralmente, para permitir a utilização do palco do teatro - de material plástico especial, cheia de furinhos minúsculos e em tamanho que permitia as projeções em "cinemascope" (bem maior que os 35 milímetros normais; se não me engano com 75 milímetros) e "technicolor" da época.
Bons tempos aqueles. Velhos tempos.
Será que já existia o mensalão?

Leia abaixo a notícia de ontem (15), do Globo Online, sobre a morte do diretor Robert Wise, o homenageado desta madrugada na Rede Globo de Televisão, que exibe "A Noviça Rebelde":

Robert Wise, diretor de 'A noviça rebelde', morre aos 91 anos
Reuters
LOS ANGELES - O diretor Robert Wise, quatro vezes vencedor do Oscar e que levou às telas do cinema os musicais "Amor, sublime amor" e "A noviça rebelde", morreu na quarta-feira, quatro dias depois de completar 91 anos. Wise morreu de parada cardíaca no UCLA Medical Center, informou a publicação Hollywood Reporter. Nascido em 10 de setembro de 1914, em Winchester, no Estado americano de Indiana, Wise conseguiu seu primeiro trabalho em Hollywood como mensageiro no departamento de edição da RKO Pictures. Seu grande salto veio quando ele foi contratado como editor de "Cidadão Kane" (1941), filme de Orson Welles considerado um dos melhores de todos os tempos. O projeto rendeu a primeira das sete indicações de Wise ao Oscar. Wise recebeu sua segunda indicação ao Oscar em 1958, com o filme "Quero viver". A história girava em torno de uma prostituta condenada à morte em uma câmara de gás. Ele conquistou o Oscar de melhor diretor e de melhor filme em 1962, por "Amor, sublime amor". A história de duas gangues de Nova York, inspirada em Romeu e Julieta, ganhou dez Oscars. O diretor venceu os dois prêmios novamente em 1966, por "A noviça rebelde", com Julie Andrews no papel principal do filme baseado no musical de Rodgers and Hammerstein sobre a família de cantores von Trapp.

O (a) leitor(a) poderá clicar nos links ativos que coloquei nos nomes acima, para saber mais sobre o filme a a verdadeira família Trapp.