.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

quinta-feira, setembro 08, 2005

Corregedor defende apuração de acusações contra Severino

O corregedor da Câmara, deputado Ciro Nogueira (PP-PI), considerou "muito fortes" as acusações feitas hoje pelo empresário Sebastião Buani contra o presidente da Casa, Severino Cavalcanti, mas disse que é preciso apurá-las antes de qualquer julgamento. "As declarações são muito fortes e precisam ser esclarecidas o mais rapidamente possível."
Para Ciro Nogueira, o eventual aparecimento do cheque que o empresário afirma ter entregue a Severino em troca da concessão de um dos restaurantes da Câmara pode se constituir em prova contra o deputado. "O Buani disse que já requisitou o cheque, então vamos ver se ele existe mesmo e se consta em seu verso a assinatura do motorista do presidente", disse.
Licença do cargo
O corregedor afirmou ainda que um eventual pedido de licença da Presidência será uma decisão pessoal de Severino Cavalcanti. Já o líder do PDT, deputado Severiano Alves (BA), avalia que não há mais margem para o afastamento voluntário do presidente. "Diante da evidência dos fatos, acho que não há mais campo para que ele peça licença", disse Alves. "Se ele pedir o afastamento do cargo, não vai se sustentar como deputado."
O 4º secretário da Câmara, deputado João Caldas (PL-AL), que acompanha as apurações da Corregedoria, garante que a Casa não deixará de esclarecer as denúncias e de dar uma resposta à opinião pública. "A Câmara não salva a pele de ninguém, pois ninguém está acima da lei. Vamos apurar todas as denúncias, mas o que não podemos fazer é condenar precipitadamente, já que há um rito legal a ser seguido."
Severino nega denúncia
O presidente da Câmara, que pediu as investigações sobre as denúncias à Polícia Federal e à Corregedoria da Casa, nega as acusações em notas oficiais distribuídas desde a última sexta-feira (2). De acordo com ele, nenhuma só dúvida deverá ficar sem resposta. "A Administração da Câmara é transparente, não tem nada a esconder, nem à imprensa, nem à opinião pública", disse Severino.
Retorno imediato
Para o líder do PT, deputado Henrique Fontana (RS), a investigação das denúncias deve ser "extremamente rápida". Ele sugere que o presidente Severino, que participa de evento da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, retorne logo ao Brasil. "Solicitamos que ele retorne o mais rápido possível e reúna os líderes partidários e os membros da Mesa Diretora para definir a ordem em que essa investigação vai andar."