.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

terça-feira, setembro 13, 2005

Delcídio comemora licença para Termopantanal

O blog publica notícia recebida da assessoria do senador Delcídio Amaral (PT-MS):
O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) comemorou hoje a emissão, por parte do IBAMA, da licença prévia para a construção da Usina Termelétrica de Corumbá, a Termopantanal.
- A concessão da licença é um passo definitivo para a consolidação de um projeto que vem sendo desenvolvido há vários anos e vai representar um novo tempo, não só para a região de fronteira do Brasil com a Bolívia, mas também para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Eu não tenho dúvidas de que os investidores adotarão todas as providências recomendadas pelo IBAMA, o que vai resultar na concessão da licença de instalação e, posteriormente, no início das obras, tão aguardadas pela população de Corumbá e Ladário – afirmou o senador.
A Termopantanal é composta de duas unidades geradoras, uma em Corumbá, no lado brasileiro, e a outra em Puerto Suarez, na Bolívia. Cada uma delas tem capacidade para gerar 88 MW de energia, o que é suficiente para atender a atual demanda da fronteira e também dos pólos gás químico e minero-siderúrgico, que estão em fase de estudos e projeto.
As usinas serão construídas pela MPX – empresa brasileira comandada pelo empresário Eike Batista – e a Cooperativa de Eletrificação Rural da Bolívia (CRE), que reúne milhares de cooperados da região de Santa Cruz de La Sierra, em um investimento total de US$ 100 milhões.
- É um projeto que não tem mais volta. E uma sinalização disso é que o próprio Eike Batista também dará início à implantação de uma fábrica de ferro-gusa em Corumbá, informou o senador.
LEILÃO
Delcídio adiantou que a Termopantanal vai participar, no final deste ano, do leilão de energia que o governo promoverá, através do sistema interligado brasileiro.
- Com o contrato formalizado, os investidores começam as obras de construção da térmica no início de 2006 com previsão de ativação da primeira turbina em novembro do ano que vem”, revelou.
Com relação aos cuidados com a preservação do meio ambiente pantaneiro, o senador, que nasceu em Corumbá, garantiu que os estudos técnicos foram feitos dentro do mais absoluto rigor.
- O Ibama, o Ministério do Meio Ambiente e os investidores estão seguros de que o projeto não trará impactos ambientais – afirmou Delcídio.

Fonte: Jornalista Cadu Bortolot, da assessoria do senador Delcídio Amaral