.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

segunda-feira, setembro 05, 2005

Movimentos sociais do ABC fazem hoje ato pró-Lula

O blog publica notícia do Portal do PT:
Hoje, dia em que o presidente Lula participa da abertura 39ª Convenção Nacional de Supermercados, no Centro de Exposições Emigrantes, em São Paulo,

Militantes sindicalistas e de movimentos sociais da região do ABC fazem nesta segunda-feira (5), a partir de 17h, uma grande manifestação pró-Lula. Os manifestantes irão se concentrar na frente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e, de lá, seguem para a praça da Igreja Matriz, no Centro da cidade.

A iniciativa é apoiada por entidades como a CUT (Central Única dos Trabalhadores); diversos sindicatos do ABC, Metalúrgicos, Químicos, Bancários, Costureiras, Rodoviários e Saúde, entre outros; ONGs, como o Movimento de Meninos e Meninas de Rua e o Conselho Regional de Entidades Civis Comunitárias; partidos (PT, PCdoB e PCB de Santo André); e organizações religiosas, como a Pastoral Operária e o Movimento Evangélico Progressita.

O presidente nacional do PT, Tarso Genro, estará presente.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Lopez Feijóo, o ato será em defesa de tudo o que Lula significa. "Principalmente a chegada de setores sociais ao poder. Deixar atacar e destruir isso é um erro histórico dos setores de esquerda. Cobranças se faz depois, primeiro temos que defender o governo".

Motivos para isso não faltam, explica Feijóo. Segundo ele, depois de um aumento do desemprego na "era FHC", sob Lula houve uma retomada expressiva da geração de postos de trabalho — cerca de 3,2 milhões em território nacional —, e em especial no setor metalúrgico, com cerca de 250 mil novos empregos.

Ele também elogiou a recuperação da indústria naval brasileira, como exemplo em investimentos internos, a política de apoio às exportações, mais especificamente, e a política externa com peso na defesa da soberania nacional, no geral.

Ética na política
Sobre a economia, Feijóo concorda que a taxa de juros é alta e dificulta o crescimento econômico, mas avalia que há compensações de distribuição de renda, como o investimento no Bolsa Família, e que apenas o programa de crédito consignado em folha deu ao trabalhador fôlego para saldar dívidas e reaquecer a economia através do aumento do consumo.

Os organizadores do ato esperam milhares de participantes. A manifestação levantará as bandeiras da "ética na política e contra a corrupção, pela apuração e punição dos culpados e em defesa da democracia".

Segundo nota da CUT-SP, o local foi escolhido porque Lula ficou escondido na Igreja na época da repressão, durante greve liderada pelo sindicato em 1979.

A informações são da Agência Carta Maior